quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Coluna Científica

 Terapia Fotodinâmica na Endondontia


Com o objetivo de continuar ampliando o conhecimento dos nossos leitores, o Pet Odonto traz um artigo sobre um assunto promissor na odontologia, a terapia fotodinâmica na endodontia, que consiste numa técnica de fácil e rápida aplicação, que pode ser utilizada em sessão única ou múltiplas sessões, não desenvolvendo formas de resistência microbiana.
O artigo mostra a terapia fotodinamica, também conhecida como PDT, acrônimo de photodynamic therapy, como uma terapia promissora e coadjuvante na endodontia pois, viabiliza a eliminação de microrganismos persistentes após o preparo químico-mecânico do sistema de canais radiculares.Os primeiros trabalhos realizados utilizando a terapia fotodinâmica em bactérias orais foram realizados por WILSON et al no ano de 1992.

O artigo encontra-se em português, com explicações claras sobre o mecânismo de interação para com os componentes celulares microbianos, seus efeitos fototóxicos, como deve ser utilizado e pesquisas realizadas por diversos autores no ano de 2008, que deixam evidentes a redução significativa de tais microorganismos, Actinomyces israelli, Fusobacterium nucleatum, Porphyromonas gingivalis, Prevotella intermedia dentre outros,encontrados nos canais radiculares. 
É um assunto inovador que vale a pena ser conferido:
Amaral, R. R., et al. Terapia fotodinâmica na endodontia - revisão de literatura. RFO UPF. 2010; 15(2): 1413-4012.

Pode ser acessado no link abaixo
José e Juliana

segunda-feira, 17 de setembro de 2012


Coluna Científica

 Olá caros leitores, a coluna científica deste mês trás um artigo que dá enfoque a técnica adesiva como uma alternativa para a reabilitação de pacientes desdentados. Esta técnica é baseada em três etapas que permitem uma maior interação entre os trabalhos clínicos e laboratoriais garantindo assim, maior previsibilidade estética e funcional no resultado. O artigo detalha principalmente a primeira etapa desta técnia, porém trás informações importantes a cerca de parâmetros que devem ser analisados antes de iniciar qualquer tratamento reabilitador. Vale a pena dar uma lida e ampliar os conhecimento à respeito desta técnica que parece ser uma inovação frente a reconstrução dentária com coroas protéticas.


Resumo do artigo sobre mock-up:


   Tradicionalmente, uma reabilitação bucal completa baseada na confecção de coroas totais tem sido o tratamento recomendado para os pacientes que são afetados por erosão dentária grave. Atualmente, graças ao surgimento das técnicas adesivas, as indicações para as coroas  tem diminuído e a abordagem mais conservadora pode ser proposta.

   Embora o tratamento adesivo simplifique o trabalho clínico e laboratorial, restaurar este perfil de paciente ainda é um grande desafio devido a grande perda de estrutura dentária. Para facilitar o planejamento clínico e a execução da técnica adesiva com reabilitação da boca toda, um conceito inovador foi desenvolvido:  a técnica em três etapas. Três etapas laboratorias são alternadas com três etapas clínicas, permitindo assim que a técnica laboratorial e clínica interajam de maneira constante para, desta forma, alcançar um resultado estético e funcional previsível. Durante a primeira etapa, uma avaliação estética é realizada para estabelecer a posição de  um plano de oclusão. Na segunda etapa, os quadrantes posteriores dos pacientes são restaurados em uma dimensão vertical maior. Por fim, na terceira etapa, restabelece-se a guia anterior.    Utilizando a técnica de três passos, o clínico pode transformar uma reabilitação da boca toda em uma reabilitação em quadrantes individuais. Este artigo ilustra apenas a primeira etapa detalhadamente, porém explica todos os parêmetros clínicos que devem ser analisados antes de se iniciar o tratamento.

    Para os blogueiros mais interessados o artigo possui o título "Full-Mouth Adhesive Rehabilitation of a Severely Eroded Dentition: The Three- Step Technique"  e foi redigido pelos autores Francesca Vailati e Urs Christoph Belser. Sendo publicado no The European Journal od Esthetic Dentistry em 2008 no seu terceiro volume.






Gabriela Z., Jéssica e Milena.


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Concursos

Concursos 

Para você que está a procura de um novo emprego, estamos antenados nos concursos abertos para Odontologia em todo Estado do Paraná! Neste mês temos:

Prefeitura de Jardim Alegre - PR
Vagas: 4
Salário: R$:2.550,00
Inscrições: de 19/06/2012 até 12/07/2012
Valor da inscrição: 70,00
Inscrições: www.fafipa.org/concurso
Prova:19/08/2012

                                        

 Quanto ganha em média um dentista?

Ta aí um ponto que intriga quem está pensando em cursar uma faculdade de odontologia. Saber a realidade e tentar prever como será seu futuro á atitude mais racional que qualquer vestibulando queria adotar. Mas saber quanto iremos ganhar depende de alguns fatores. Vamos a eles:


Localização: Não adianta enfiar seu consultório em bibocas das regiões Norte e Nordeste tentando achar um "eldorado" sem dentistas porque não vai achar. Muito menos adianta bater de frente a cidades com proporção dentista/habitante menor que 1/1000. É engano! Se você quer ganhar muito dinheiro, procure cidades emergentes e com economia ativa, tentando assim, crescer junto.

Público alvo: Engana-se quem pensa que, trabalhar para bacana vai encher seu bolso de grana. Ricos nem sempre pagam direito. Por sua vez, trabalhar para palpérrimos, que só podem tratar se a extração for 5 pila para depois fazer uma dentadura também não dá futuro. O importante é tentar encontrar um meio-termo.

Capacidade e custos operacionais: Existem casos que o dentista tem Ultrassom, Jato de Bicarbonato, laser, etc...oferece uma gama de atendimentos gigantesca, tem muito movimento mas tem muita despesa, o que reduz o seu salário consideravelmente. Enquanto outros, com menor leque de serviços e menor custo operacional ganham bem mais. Dessa forma, quem puder oferecer mais serviços e ter menos despesar terá seu bolso mais farto no fim do mês.

O fato é que dificilmente será possível prever quanto um dentista ganhará no mês, principalmente no ramo particular, pois depende sobretudo de um fator impreciso: os pacientes. Estes, são seres muito volúveis.

Mas podem anotar aí...Na odontologia teremos meses em que eles parecem sumir do mapa e você se desesperar! Mas daí, no mês seguinte, eles brotam e preenchem os seus espaços na agenda...Ou seja, o importante é preservar-se pois apesar do horizonte não estar limpo e claro, as nuvens escuras sempre serão passageiras!

Willian e Milena.


HUMOR




Por Luisa Preis, Larissa Ferreira e Eliseo Jr.

terça-feira, 28 de agosto de 2012


É com grande orgulho que o PET-Odonto UEM parabeniza a acadêmica do 5° ano Marilia Zeczkowski por ter conseguido ser aprovada no mestrado em Clínica Odontológica - Denstística na FOP - UNICAMP.
Parabéns Marília por mais esta conquista!!!

Matheus Spinella

terça-feira, 21 de agosto de 2012


Aprovados UEM 2013


Olá vestibulandos!

Com o resultado do vestibular de inverno de 2012 da UEM, podemos atualizar a pontuação atingida pelos futuros calouros!

O primeiro candidato, não cotista, aprovado no limite de vagas fez 391 pontos, enquanto o cotista fez 335; o último candidato, não cotista, conseguiu a vaga atingindo 351,5 pontos e o cotista 303,0 pontos.

Abaixo, temos a lista dos futuros calouros da Odontologia-UEM:

ANDRESSA GIMENES NAREZI
GABRIELA NAYARA REGATIERI
ISABELLA DANTAS LIMONTA
ISABELLA DE SOUZA DANTAS
IZABELLE ESCALIANTE AGOSTINI
JESSICA CATISTE SILVA
JULIA JERONIMO DA SILVA
MARCELA FERNANDES PIAZZALUNGA
MAYARA MOTA DE PAULO
NATALIA BINHARDI
RADAUÃ LUIZ BONÓRA
RAFAELA SILVA ABRÃO
THAIS CAROLINE ZARATE
VICTOR HUGO FAZOLI GUIDINI
VICTOR HUMBERTO SOARES DUTRA 
VICTOR MOSQUIM

E para aqueles que ficaram pertinho de passarem, ainda existe uma chance! Fiquem atendo as chamadas adicionais que são feitas geralmente após o resultado do vestibular de verão. Na UEM a diferença é que quem deseja participar das chamadas deve fazer a solicitação da vaga! Tudo isso estará disponível no site da CVU (Central de Vestibular Unificada) a partir do período já sitado! Boa sorte a todos, pois os últimos serão os primeiros!!!!


Parabéns e vão se preparando para o trote!



Árthur, Camila C. e Murilo

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

FESTA JUNINA ODONTO 2012


5° ANO


A GALERA TODA ESTAVA PRESENTE!!!



PET ODONTO - ENAPET - SÃO LUIS DO MARANHÃO


ASSEMBLÉIA


PASSEIO POR SÃO LUIS


UFMA



PET ODONTO' PARTY - CONFRATERNIZAÇÃO


COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DO MÊS DE JUNHO E JULHO






terça-feira, 3 de julho de 2012

Inovação no Isolamento


Idealizado e patenteado pelo cirurgião dentista Dr. Thomas R. Hirsh, Isolite THE I2 System consiste em uma opção promissora de isolamento intermediário entre o isolamento absoluto e relativo. O sistema oferece:

  • Conforto ao paciente;
  • Isolamento simultâneo de quadrantes superiores e inferiores;
  • Afastamento e proteção de língua e bochecha;
  • Iluminação da cavidade bucal, via LED;
  • Aspiração contínua dos fluídos da cavidade bucal; 
  •  Impede a deglutição ou aspiração de materiais.


O fabricante descreve redução de 30% do tempo de trabalho e manutenção das mãos do profissional e auxiliar livres durante todo o procedimento.

Veja Isolite THE I2 System em ação:


Daiane e Gabriela.

sexta-feira, 29 de junho de 2012



Prevenção de Endocardite Bacteriana 

         Na inauguração da sessão Coluna Cientifica nos do Pet Odonto trazemos o Artigo da American Heart Association sobre prevenção de Endocardite bacteriana , sendo o  ponto de interesse deste artigo a Antibioticoprofilaxia para pacientes com risco para endocardite .
         Este Artigo é um atualização do guia de 1998 é apresenta uma  classificação diferenciada dos pacientes que possuem alto risco de endocardite bacteriana , assim como os procedimentos que oferecem  alto riscos dentro da odontologia . Vale conferir pois essa atualização excluiu a necessidade  da Antibioticoprofilaxia para algumas condições especificas  ( como a Insuficiência cardíaca congestiva - ICC ) e reafirma a importância de sua utilização da profilaxia em pacientes que possuam alto risco e em procedimentos que tragam riscos de endocardite bacteriana 
        O Artigo é em inglês , entretanto possui uma linguagem acessível  e aos que não se dão muito bem com o inglês  um pouco de paciência e  o Google Translate  podem ajudar . Lembrando aos  calouros do 3 ano que acompanham o blog que esse artigo é bastante comentado na disciplina de terapêutica 
       O artigo esta disponível no site da American Heart Association e pode ser acessado pelo link abaixo  http://www.revistasobrape.com.br/arquivos/ed_set_07/ARTIGO%2003%20-%20set-2007.pdf 

ALEX SANDRO E JORDANA

quinta-feira, 28 de junho de 2012

 

 

Inovação no Isolamento




 

 Idealizado e patenteado pelo cirurgião dentista Dr. Thomas R. Hirsh , Isolite THE I2 System consiste em uma opção promissora de isolamento intermediário entre o isolamento absoluto e relativo. O sistema oferece:

  • Conforto ao paciente;

  • Isolamento simultâneo de quadrantes superiores e inferiores;

  • Afastamento e proteção de língua e bochecha;

  • Iluminação da cavidade bucal, via LED;

  • Aspiração contínua dos fluídos da cavidade bucal;

  • Impede a deglutição ou aspiração de materias.

 

O fabricante descreve redução em 30 % do tempo de trabalho e  manutenção das mãos do profissinal e auxiliar livres durante o procedimento.

 

Veja Isolite THE I2 System em ação:

terça-feira, 26 de junho de 2012


Mercado de Trabalho

Concursos 

Para você que está a procura de um novo emprego, estamos antenados nos concursos abertos para Odontologia em todo Estado do Paraná! Neste mês temos:

Prefeitura de Jardim Alegre - PR
Vagas: 4
Salário: R$:2.550,00
Inscrições: de 19/06/2012 até 12/07/2012
Valor da inscrição: 70,00
Inscrições: www.fafipa.org/concurso
Prova:19/08/2012


                                        


 Quanto ganha em média um dentista?

Ta aí um ponto que intriga quem está pensando em cursar uma faculdade de odontologia. Saber a realidade e tentar prever como será seu futuro á atitude mais racional que qualquer vestibulando queria adotar. Mas saber quanto iremos ganhar depende de alguns fatores. Vamos a eles:


Localização: Não adianta enfiar seu consultório em bibocas das regiões Norte e Nordeste tentando achar um "eldorado" sem dentistas porque não vai achar. Muito menos adianta bater de frente a cidades com proporção dentista/habitante menor que 1/1000. É engano! Se você quer ganhar muito dinheiro, procure cidades emergentes e com economia ativa, tentando assim, crescer junto.

Público alvo: Engana-se quem pensa que, trabalhar para bacana vai encher seu bolso de grana. Ricos nem sempre pagam direito. Por sua vez, trabalhar para palpérrimos, que só podem tratar se a extração for 5 pila para depois fazer uma dentadura também não dá futuro. O importante é tentar encontrar um meio-termo.

Capacidade e custos operacionais: Existem casos que o dentista tem Ultrassom, Jato de Bicarbonato, laser, etc...oferece uma gama de atendimentos gigantesca, tem muito movimento mas tem muita despesa, o que reduz o seu salário consideravelmente. Enquanto outros, com menor leque de serviços e menor custo operacional ganham bem mais. Dessa forma, quem puder oferecer mais serviços e ter menos despesar terá seu bolso mais farto no fim do mês.

O fato é que dificilmente será possível prever quanto um dentista ganhará no mês, principalmente no ramo particular, pois depende sobretudo de um fator impreciso: os pacientes. Estes, são seres muito volúveis.

Mas podem anotar aí...Na odontologia teremos meses em que eles parecem sumir do mapa e você se desesperar! Mas daí, no mês seguinte, eles brotam e preenchem os seus espaços na agenda...Ou seja, o importante é preservar-se pois apesar do horizonte não estar limpo e claro, as nuvens escuras sempre serão passageiras!

Willian e Milena.


A maioria dos casos de mau hálito têm origem devido a problemas na boca, tais como  gengivites, amígdalites e cárie. Para resolver isso basta uma ótima higiene oral, em outras situações, é necessário investigar o sintoma que pode estar ou não associado a problemas no estômago.

 José Henrique.

segunda-feira, 25 de junho de 2012


Agenda Odontológica para o segundo semestre de 2012.

o   II Pré – Conclave Maringaense 2012
   Data: 24 e 25 de Julho

o   ENAPET – XVII Encontro Nacional dos grupos do programa de educação tutorial – ENAPET 2012; São Luiz do Maranhão.
www.enapet2012.ufma.br 
Data: 21 a 27 de Julho

o   XIX CORIG – Congresso Odontológico Riograndense – Porto Alegre/RS
http://www.corig.com.br/2012/AppPortal/Main.php?do=portal_HomeAc
Data: 11 a 15 de Julho

o   IADR – Associação Internacional de Pesquisa Odontológica
Foz do Iguaçu/PR.
http://www.iadr.org/i4a/pages/index.cfm?pageid=3533
Data: 20 a 23 de Julho

o   VIII Conclave Maringaense de Odontologia – CMO.
Data: 26 a 28 de Setembro

o   congresso odontológico do Jubileu de Ouro da UEL- Londrina/ PR
     Data: 26 a 28 de setembro
 
o   III Congresso Internacional de Implantodontia – Bauru/SP.
http://www.abo-ce.org.br/cioce2012/
Data: 12 a 15 de Setembro 

III Congresso Internacional de Odontologia do Mato Grosso do Sul – Campo Grande/MS.
http://www.aboms.org.br/
Data: 18 a 21 de Setembro 

I Congresso Brasileiro de Halitose – Fortaleza/CE.
http://www.abha.org.br/
Data: 14 a 15 de Setembro 

o   XVIII Congresso Brasileiro de Ortodontia – São Paulo/SP.
http://www.ortociencia.com.br/
Data: 27 a 29 de Setembro

o XI Congresso Paulista de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial- Campos do Jordão/ SP
    Data: 11 a 13 de outubro

o   VII Jornada PET – Ponta Grossa/PR.
http://www.joparpet2012.com/
Data: 2 a 4 de Novembro

V Congresso Internacional de Odontologia de SC
Florianópolis – SC.
http://www.cioba2012.com.br/
Data: 22 a 26 de Novembro

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Prevenção de Endocardite Bacteriana

Na inauguração da sessão Coluna Cientifica nos do Pet Odonto trazemos o Artigo da American Heart Association sobre prevenção de Endocardite bacteriana , sendo o  ponto de interesse deste artigo a Antibioticoprofilaxia para pacientes com risco para endocardite .
         Este Artigo é um atualização do guia de 1998 é apresenta uma  classificação diferenciada dos pacientes que possuem alto risco de endocardite bacteriana , assim como os procedimentos que oferecem  alto riscos dentro da odontologia . Vale conferir pois essa atualização excluiu a necessidade  da Antibioticoprofilaxia para algumas condições especificas  ( como a Insuficiência cardíaca congestiva - ICC ) e reafirma a importância de sua utilização da profilaxia em pacientes que possuam alto risco e em procedimentos que tragam riscos de endocardite bacteriana 
        O Artigo é em inglês , entretanto possui uma linguagem acessível  e aos que não se dão muito bem com o inglês  um pouco de paciência e  o Google Translate  podem ajudar . Lembrando aos  calouros do 3 ano que acompanham o blog que esse artigo é bastante comentado na disciplina de terapêutica 
       O artigo esta disponível no site da American Heart Association e pode ser acessado pelo link abaixo  http://www.revistasobrape.com.br/arquivos/ed_set_07/ARTIGO%2003%20-%20set-2007.pdf

ALEX SANDRO E JORDANA


domingo, 27 de maio de 2012

Boas Vindas!

Olá pessoal, é com grande prazer inaugurarmos esse blog no dia de hoje.
Aguardem o que virá por aí!

Grande abraço!