terça-feira, 24 de junho de 2014



Olá vestibulando, as provas do Vestibular de Inverno 2014 da UEM se aproximam...

            Então vamos passar aqui algumas informações pertinentes ao vestibulando que pleiteará uma vaga no curso de odontologia na UEM:

  •  Concorrência:

            A concorrência do curso de Odontologia neste vestibular é de 50,4 candidatos não cotistas por vaga e 35,3 candidatos cotistas por vaga.

  •  Datas das provas:

            As provas ocorrerão da seguinte maneira:


             No caso do curso de odontologia a prova de conhecimentos específicos são 20 questões de Biologia e 20 questões de Química.

  •  Local de provas:

            Acesse o site: http://www.vestibular.uem.br/inscricao/menu_presencial.php ;
           Você terá acesso ao MENU DO CANDIDATO;
            Adicione seu número de inscrição e sua senha;
            E consulte o seu local de prova.

           ATENÇÃO!!!
           Chegue com antecedência ao local de prova, portando documento de identificação com foto e uma caneta.

  •   Resultado do Vestibular de Inverno de 2014:


           O resultado do vestibular estará disponível no site http://www.vestibular.uem.br/ no dia 25 de julho de de 2014, às 10 horas.

Bom Vestibular a todos!!!!


E aguardamos os calouros em fevereiro de 2015!!!



Larissa Ceron e Letícia Citelli



segunda-feira, 9 de junho de 2014

Coluna Científica

Consequências sistêmicas da cirurgia bariátrica e suas repercussões na saúde bucal

Olá galera! Nós do PET Odontologia trouxemos essa semana na Coluna Científica, um artigo sobre as repercussões na saúde bucal da cirurgia bariátrica.

Como sabemos, a má alimentação e o sedentarismo tem aumentado a prevalência da obesidade em todo o mundo. E essa obesidade pode ser diagnosticada através do Indice de Massa Corporal – IMC. Sendo considerado obeso com o IMC = 30 e obeso mórbido com o IMC maior que 40.

A obesidade mórbida pode ser controlada com a cirurgia bariátrica que restringe ou diminui a absorção de alimentos. Esse método tem se mostrado eficaz e duradouro.

O artigo fez uma revisão bibliográfica sobre os artigos já publicados sobre este mesmo tema. E foi encontrado que algumas consequências negativas tem sido vistas, como: Hiperparatireoidismo, osteoporose regurgitação crônica, deficiências nutricionais, problemas renais e problemas bucais.

Pacientes que apresentam refluxo gastroesofágico tendem a apresentar maior incidência de erosões dentárias, aftas, ardência bucal, sensibilidade dentária e gosto azedo e maior incidência de lesões cariosas. Esta susceptibilidade à erosão dentária evidencia a importância da presença de um cirurgião dentista na equipe multiprofissional que acompanha estes pacientes.

Por outro lado, em alguns casos, a mudança da aparência física do paciente pode causar impacto positivo, incluindo maior valorização da vida, aumento da sensação de força pessoal, melhoria da relação social, auto estima aumentada. 

Assim, melhoram os cuidados e a preocupação com a sua dieta e higiene bucal. Contribui também para o controle da diabetes, da apnéia que tornam os pacientes menos susceptíveis à complicações na cavidade oral, como xerostomia e doença periodontal.

O artigo conclui que a manutenção da saúde bucal adequada em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica contribui para o sucesso após a operação, resguardando os benefícios e minimizando os efeitos colaterais.

Pessoal! Então é isso! Precisamos de mais cada vez mais estudos sobre cirurgia bariátrica e as suas repercussões na saúde bucal!

Pode ser acessado no link abaixo:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-67202012000300008&script=sci_arttext

Até a próxima galera!

José Henrique e Letícia B.