sábado, 25 de fevereiro de 2017

Saúde bucal e sua relação com o AVC

   Olá Pessoal,
  Todos sabemos que a Odontologia é vista por muitos como uma área da saúde isolada. No entanto, esse é um erro comum e grave à ser cometido. Vocês sabiam que diversas doenças podem ser causadas, agravadas ou até denunciadas devido a condição da sua saúde bucal?
   Na nossa coluna científica de hoje iremos alertar sobre a ligação existente entre a saúde bucal e o AVC (Acidente Vascular Cerebral). No entanto, ressaltamos que é existente certa relação com outras diversas doenças como: diabetes, doença renal, cardiovascular, respiratórias, e até mesmo a relação com gestação prematura e nascimento de bebês abaixo do peso ideal. Por exemplo, a gengivite, que é relativamente comum, possui como causa bactérias que podem adentrar a corrente sanguínea e causar outras complicações, como: problemas cardíacos, dobrando a possibilidade de intercorrer um ataque cardíaco fatal, e pneumonia.

  
O estudo recente, intitulado “Oral cnm-positive Streptococcus mutans expressing collagen binding activity is a risk factor for cerebral microbleeds and cognitive impairment“, foi publicado online em 9 de dezembro de 2016 na revista Scientific Reports, na Universidade de Medicina de Kyoto em Kyoto, no Japão, a publicação aponta que a Streptococcus mutans positiva, um tipo de bactéria bucal associada à cárie dentária, esteja envolvida com o AVC, que tem como predisposto micro-sangramentos cerebrais, comprovados em vários estudos.
É neste ponto que entra a relação boca x corpo, este estudo sugere que essa bactéria, associada a cárie, esteja envolvida também no desenvolvimento desses micro-sangramentos.

estudo_com_imagens_3d_do_cerebro_busca_marcadores_biologicos_do_tdah_1__2014-04-25170650.jpg
 
No grupo de estudo, os pesquisadores chegaram a um resultado no qual 94% dos testes deram positivo para Streptococcus mutans. Na ressonância magnética do cérebro, realizada no estudo, foram detectados micro-sangramentos em 26% dos participantes. Quanto ao exame odontológico, 31% dos participantes apresentaram cárie dentária. As análises mostraram que Streptococcus mutans positiva foi detectada mais frequentemente entre os participantes com os micro-sangramentos do que aqueles sem.
  
 como-fazer-hora-escovacao-interessante-divertida.jpg
  
Todas essas informações colaboram para que a saúde bucal receba a devida importância que ela merece. Pode parecer algo sucinto, porém pode acarretar em algo mais substancial do que estamos acostumados.
Embora estas relações assustem, a boa notícia é que cuidar da saúde bucal é mais fácil do que aparenta, através de uma boa higiene que conta com uma escovação adequada e uso do fio dental, uma dieta balanceada e saudável, e visitas regulares ao dentista são os fatores indispensáveis para vitalidade do ambiente bucal.

Por Maysa Koster e Tatiani Just.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Atualidades

DESAFIOS DO TRANSPORTE PÚBLICO BRASILEIRO


Resultado de imagem para onibus e carros

O transporte público brasileiro sempre foi alvo de reclamações ao longo do tempo, isso deve ao fato de que os veículos estão na maioria das vezes super lotados, apresentam condições ruins e à baixa qualidade dos serviços prestados. Tais fatos somados com a insatisfação popular com o aumento do preço das passagens levaram a uma série de protestos.

Mas onde surgiram os problemas relacionados ao transporte público no Brasil?

Para resolver essa questão é necessário entender o processo de urbanização do pais. As metrópoles brasileiras cresceram muito rápido no período entre 1930 a 1980, na qual houve uma intensa mudança na economia brasileira, deixando de ser agro-exportadora para industrializada, o que culminou no movimento migratório campo-cidade. Uma das estratégias adotadas para desenvolver o sistema industrial no brasil, foi priorizar a indústria automobilística, dessa forma o automóvel individual foi prioridade dos investimentos de mobilidade urbana. A intensa migração fez com que boa parcela da população morasse nas periferias, uma vez que, os terrenos nas grandes cidades sofriam com um alto grau de valorização. Essas pessoas precisavam de transporte para trabalhar nos grandes centros, no entanto, não houve preocupação em melhoria do transporte coletivo. Quando membros dessa classe conseguem obter crescimento de renda e acesso a crédito, como são desprivilegiados em sua mobilidade, têm como principal impulso a aquisição de automóveis. Isso, por sua vez, somente agrava ainda mais o quadro de engarrafamentos em massa das metrópoles.

Como melhorar o transporte público?

Para se modificar e realizar melhorias no transporte público no Brasil, é preciso pluralizar os meios de transporte para além do ônibus, com a instalação de veículos como trens, metrôs e ciclovias, repensar a questão da mobilidade urbana e democratizar o acesso às cidades, para que a necessidade de deslocamento em longas distâncias diminua. Além disso, é preciso repensar a política de investimentos em transporte público, modernizando-o e garantindo o seu acesso à população.


Em Maringá, ocorreu o movimento contra o AUMENTO DA TARIFA da passagem do transporte coletivo, no dia 18 de junho de 2013 e até hoje vem sendo uma luta constante da população contra os possíveis aumentos abusivos.

Nenhum texto alternativo automático disponível.




Precisamos estar atentos e buscar nossos direitos como cidadão!


Samuel Kaik A. Lima e Isabela Inoue