VOCÊ CONHECE AS ESPECIALIDADES DA ODONTOLOGIA?
Quem nunca sentiu dor ou desconforto em alguma parte do corpo e não soube a qual médico procurar? Sempre ficamos na dúvida a quem recorrer nesses momentos, e para muitas pessoas, tratamentos bucais em geral são de responsabilidade do dentista, mas todos os tratamentos? Será que todos os dentistas são responsáveis por todo desconforto oral? A resposta é simples, dentro da odontologia também há diversas especialidades e cada uma cuida de uma determinada situação e região.
No caso de dúvida para o seu problema, procure o clínico geral, este saberá te encaminhar, te direcionando para o melhor especialista.
O primeiro dentista que você conheceu provavelmente foi o Odontopediatra, responsável pela saúde bucal das crianças, a partir dos seis meses de vida. Ele atua no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do rosto e da arcada dentária, desenvolvimento da fala e da mastigação, além da preservação dos dentes de leite até a chegada dos permanentes para que não tenhamos problemas futuros.
Quando chegamos na fase em que precisamos dos temíveis aparelhos ortodônticos, são os Ortodontistas que cuidaram da nossa saúde bucal, eles são responsáveis por organizar os nossos dentes deixando o nosso sorriso mais alinhado e bonito. Também temos o Ortopedista Funcional dos Maxilares, que ajudam na prevenção e tratamento de problemas de crescimento e desenvolvimento do rosto, dos arcos e da mordida.
E quando procuramos por estética nos dentes, quem procuramos? A área de Dentística Restauradora! Especialidade que vem ganhado cada vez mais pacientes e principalmente os mais vaidosos, além do uso de resinas, também por clareamentos e o mais importante, a retirada de cáries, que por nosso próprio descuido aparecem, e incomodam, devem ser retiradas e acompanhadas por esse profissional.
Mas e quando negligenciamos a cárie e ela começa a nos causar dor? Provavelmente sua procura será ao Endodontista! Esse especialista é responsável pela nossa polpa dentária, que fica dentro do canal do nosso dente, sendo assim, responsável por todo o sistema de canais e dos tecidos periapicais. O endodontista que é responsável pelo tratamento de canais e consequente manutenção deste dente na cavidade bucal.
E a gengiva, quem cuida? O Periodontista! Responsável pelas doenças relacionadas a gengiva e periodonto, chamadas doenças periodontais, cuida do sistema de implantação e suporte dos dentes para que eles permaneçam firmes e fortes na boca.
E para quem infelizmente já perdeu os dentes? Temos mais de uma opção de profissionais para essa situação! Para quem deseja uma reabilitação oral a partir da confecção de próteses dentárias (fixas ou removíveis) procure o Protesista, ele irá restabelecer funções, estética, fonética e mastigação. E para quem procura a colocação de implantes, ou próteses fixas, para suprir a falta dentária, procure o Implantodontista.
Para casos mais graves como traumatismos e deformidades faciais, e doenças da cavidade bucal, em que é necessário o tratamento de forma cirúrgica, deve-se procurar o cirurgião Buco-Maxilo-Facial. Também atuando na área da restabelecimento função, estética e de grandes perdas decorrentes de trauma, deformidades e patologias, temos o especialista em Prótese Buco-Maxilo-Facial, o qual é responsável em reconstruir perda de tecido mole e duro da face dos pacientes.
Para os cuidados com Patologias relacionadas a Articulação Temporomandibular, há o especialista em Disfunção Temporomandibular e dor facial, é o profissional que trata casos de bruxismo e apertamento, deformidades e dores no processo facial que articula o crânio e mandíbula.
Outras áreas da odontologia são mais recentes e menos conhecidas, como a Odontologia Legal em que o odontólogo faz exames e perícias judiciais, na identificação de cadáveres pela arcada dentária, e na elaboração de atestados e laudos. No caso de estudo dos fenômenos que interferem na saúde bucal coletiva, por meio de análise, organização, planejamento, execução e avaliação de serviços, projetos ou programas de saúde bucal, dirigidos a grupos populacionais, com ênfase nos aspectos preventivos, necessitamos do especialista em Saúde Coletiva. Já o dentista com especialidade em Odontologia do Trabalho, tem como objetivo a busca permanente da compatibilidade entre a atividade laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador.
O Odontogeriatra, tem como objetivo concentrar-se nos estudos dos fenômenos decorrentes do envelhecimento que também têm repercussão na boca e suas estruturas associadas, bem como a promoção da saúde, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de enfermidades bucais e do sistema estomatognático do idoso. Aos portadores de necessidades especiais, temos o dentista com especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, objetivando o diagnóstico, a preservação, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal dos pacientes que apresentam uma complexidade no seu sistema biológico e/ou psicológico e/ou social, bem como percepção e atuação dentro de uma estrutura interdisciplinar com outros profissionais de saúde e áreas correlatas com o paciente.
Em casos em que há doenças orais, é o especialista em Estomatologia que promove o reconhecimento e tratamento de tal, diagnóstico e acompanhamento. Muitas vezes quem atua associado ao estomatologista, é o Patologista bucal, que compreende no estudo laboratorial das alterações da cavidade bucal e estruturas anexas, visando o diagnóstico final e o prognóstico destas alterações, . Também é especializado em Odontologia Forense. Também auxiliando não só o Estomatologista e Patologista Bucal, mas a maioria de todas especialidades odontológicas, é o especialista em Radiologia e Imagenologia que atua no diagnóstico por imagem, usando os recurso dos equipamentos radiográficos e tomográficos.
Por fim, o Cirurgião-Dentista pode desenvolver algumas Habilidades Odontológicas, segundo a Resolução CFO 82/2008:
“Reconhece e regulamenta o uso pelo Cirurgião-dentista de práticas integrativas e complementares à saúde bucal.
Art. 1º Reconhece o exercício pelo Cirurgião-dentista das seguintes práticas integrativas e complementares à saúde bucal: Acupuntura; Fitoterapia; Terapia Floral; Hipnose; Homeopatia e Laserterapia.”
Aqui estão algumas das especialidades da odontologia, cada uma em sua área e com seu tratamento, esperamos ter sanado as dúvidas sobre como procurar e trabalhar na área de odontologia, para você que é estudante, paciente e ou leitor!
FONTES:
Kamilla Espin e Marcelo A. Seron