quinta-feira, 30 de abril de 2015

Atualidades

É com o significado desta palavra que começamos o post de hoje.

INDIGNAÇÃO: s.f. Revolta; sentimento de oposição, de cólera, provocado por uma circunstância injusta, indigna ou revoltante: a indignação do povo diante do preço das passagens. 
P.ext. Raiva; excesso de ódio: a indignação provocada pela corrupção. 
Ação ou efeito de indignar, de sentir ou de causar raiva, revolta.

(Etm. indignar + ção)

O final do ano de 2014 e do começo de 2015, muitas notícias no país vem gerando uma grande revolta: corrupção para todo lado, descaso com a saúde entre outras inúmeras coisas e acompanhadas destas notícias surgem palavras, tais quais, IMPUNIDADE, HIPOCRISIA E OMISSÃO. 
E os últimos dias do mês de Abril de 2015 não podiam ser diferente, porém dessa vez não irá ser ESQUECIDO, não só pelo MASSACRE cometido aos professores e servidores estaduais no Centro Cívico de Curitiba, mas sim da tamanha vergonha da falta de caráter do Governador e muitos dos "NOBRES" deputados da Assembléia Legislativa do Paraná.
Vergonha, pois estes "Nobres" que apresentam um caráter "límpido", que tem a coragem de utilizar de força e meios questionáveis, para usufruir do montante arrecadado em anos pelo fundo previdenciário, que de acordo ainda com seu fundador é INCONSTITUCIONAL, pouco se importam com o futuro do estado do Paraná, pois as bases de um desenvolvimento econômico como social, só são alcançadas a partir da educação, do conhecimento. E se é tratado assim os educadores, que detém o dom de passar esse conhecimento a frente, imaginem como será tratado o Desenvolvimento.

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/04/apos-confronto-professores-marcam-reuniao-para-definir-rumo-da-greve.html

A cada notícia que é exibida, me pergunto aonde que erramos, pra chegar em um ponto em que um criminoso é realçado como um coitado, que não tem culpa de nada, que a culpa é da sociedade por ele estar dessa forma, mas um professor e um servidor estadual, lutando pelos seus direitos, como explícitos na CONSTITUIÇÃO FEDERAL, são tratados como a pior ralé de criminosos. ME PERGUNTO AONDE QUE VAMOS PARAR??? EM UMA SOCIEDADE EM QUE A BANDIDAGEM ROLA SOLTA, VESTIDA DE TRAPOS À TERNOS ITALIANOS E A LIBERDADE É NEGOCIADA EM DÓLARES, EUROS E GRANDES FATIAS DO DINHEIRO PÚBLICO, QUE POR CONSEQUÊNCIA ATINGE A TODOS QUE NÃO ESTÃO LIGADOS AO PODER, SUGANDO E SUGANDO CADA DIA MAIS O SUOR DE SEU TRABALHO, O LEITE DE SEU FILHO, A COMIDA DA SUA MÃE, O REMÉDIO DE SEU PAI, MAS SEMPRE DANDO ALEGRIAS E SORRISOS AOS SEUS GOVERNANTES.
ME PERGUNTO ATÉ QUANDO O BRASIL VAI FINGIR QUE ACORDOU E SE LEVANTAR CONTRA ESSA CORJA QUE SUGAM E FEREM OS DIREITOS DA POPULAÇÃO.





Professores e Servidores estaduais saibam que se levantares a arma forte da justiça, verás que um filho teu não foge à luta e que se necessário nosso sangue escorrer, por uma vida mais justa, assim faremos e todos nossos feitos serão marcados para que um dia nossos filhos, vossos netos possam se orgulhar e saber que o BRASILEIRO ainda é capaz de LUTAR.




Este post tenta mostrar a indignação que sentimos agora.
E nesse momento o PET- Odontologia, Centro Acadêmico de Odontologia e a Atlética Esportiva Prof. Dr. Carlos Alberto Conrado, da Odontologia UEM, estão de LUTO pela educação em nosso estado.
Saúde a todos que ainda permanecem nos hospitais de Curitiba, e Força aos demais para continuarmos a batalha.




segunda-feira, 27 de abril de 2015

O que fazemos

Sulpet XVIII

Boa noite galera!! Tudo bem ? 
No último final de semana (18 a 21 de abril), nós: Natália, Andressa, Giulia, Letícia B. e Monique do PET-odonto participamos de um evento em Londrina-PR, que reuniu todos os grupos PET do sul do Brasil... Agora vamos postar aqui algumas das nossas fotos para vocês saberem um pouquinho de como foi... Esperamos que gostem!

Saímos de Maringá no sábado pela manhã, junto com os demais grupos PET da UEM.



Chegando em Londrina, fomos muito bem recebidas pelos organizadores do evento, dois deles nos acompanharam até o hotel!




 No sábado a tarde, o evento ofereceu várias modalidades de oficinas para os participantes, e nós escolhemos as oficinas de Circo, Artesanato e Dança de rua...




Olhem só o que a Natália e a Andressa fizeram na oficina de artesanato! Ficou de lembrancinha para colocar na sala do PET-odonto.



Enquanto isso, a Letícia, Monique e a Giulia fizeram aula de dança...




Ainda no sábado, nós assistimos uma palestra com a repórter Sônia Bridi do programa Fantástico (rede Globo).




No domingo de manhã nós participamos dos GDTs (grupos de discussão e trabalho) onde são debatidos temas importantes para os grupos PET. Nesse momento são feitas propostas que serão  levadas para a assembléia geral, e que podem ou não gerarem encaminhamentos para eventos maiores e também para o Ministério da Educação.  





E no domingo a tarde, as petianas Natália e Andressa apresentaram o projeto que realizamos com a Pastoral da Criança e também o projeto Pi. Todo o grupo PET-odonto está muito feliz porque o projeto da Pastoral foi premiado como o melhor projeto da área da saúde! Legal não é? 






 Na segunda de manhã, participamos do "encontro de discentes" que é uma reunião de todos os petianos presentes no evento. Simultaneamente estava ocorrendo o encontro de tutores. 
 


Em seguida nós participamos do "encontro por áreas", onde se reúnem os grupos PET de cada área separadamente. 



 Na segunda a tarde tivemos a Assembléia geral, onde são votados todas as propostas feitas nos GDTs, encontro de discentes e no encontro de tutores. 




Neste evento tivemos a oportunidade de fazer muitas amizades! Esta foto é do grupo PET-odonto da UEM com o grupo PET- engenharia elétrica da UDESC. Queremos que a amizade e o contato entre os grupos dure por muitos anos!!!



E esta foto é de todos os petianos da Universidade Estadual de Maringá. Com certeza este grupo teve uma participação significativa no evento, levando várias propostas e sugestões para os demais grupos PET do sul. 




Agradecemos muito aos Petianos da UEL pelo grande evento! 

Andressa, Giulia, Letícia Boaventura, Monique e Natália.




domingo, 26 de abril de 2015

Coluna Científica

XVII Ciclo de Palestras do Grupo Pet-Odontologia UEM

Olá pessoal!! Na próxima semana acontecerá o XVII Ciclo de Palestras do Grupo Pet-Odontologia UEM e este acontecerá nos dias 27,28 e 29 de abril no bloco C67 com início às 19:00 horas.

Para que possamos ter uma prévia do quem vem por aí vamos falar um pouco sobre os assuntos que serão discutidos!!

No dia 27 de abril acontecerá a palestra “Avanços Tecnológicos em busca da excelência na Endodontia Clínica” ministrada pelo Dr. Marcos Endo.
Quando se trata da realização de um tratamento endodôntico, existem alguns conceitos clássicos e que devemos conhecer em detalhes, como por exemplo o conhecimento da anatomia dental. Por outro lado, a tecnologia e o desenvolvimento de novos materiais e instrumentos, vem ajudando o dia dia do cirurgião dentista. Listamos alguns exemplos desses “auxiliadores”:

Instrumentação rotatória




Microscópio óptico operatório

Muitos dentistas ainda tem dúvida em quando se extrair ou tentar manter um dente. É essa dúvida que o professor André Barbisan vai sanar, no dia 28 de abril, com a sua palestra “Dentes questionáveis: opções de tratamento baseadas em evidências científicas”.



Então este artigo nos traz essa tabela com seis níveis de avaliação para a extração de um dente. Cada nível deste deve ser avaliado isoladamente e tomada a decisão a partir dele seguindo um critério de cores: Onde a cor verde é favorável para a manutenção do dente, a amarela indica que deve-se tentar manter o dente e o vermelho a extração está indicada.


E no ultimo dia acontecerá a palestra ministrada pela Professora Dra. Margareth Nunes e o tema será “ Clareamento dentário: uma alternativa conservadora de tratamento”.

Será evidenciado como cada vez mais, nos dias de hoje a cultura da beleza está introduzida na vida e concepção das pessoas. Por isso, pensando no sorriso, seja quanto a forma, o alinhamento e principalmente a cor dos dentes são muito valorizados. Existem vários porquês para as alterações de cor nos dentes. A indicação e eficiência do procedimento clareador dependerão da causa do escurecimento, que pode ser causado por fatores extrínsecos ou intrínsecos. Dentre as técnicas de clareamento existem 2 modalidades: clareamento interno, para dentes com tratamento endodôntico e externo, que pode ser utilizada tanto para dentes polpados como despolpados.
O clareamento é um tratamento que depende da colaboração, hábitos e coloração dos dentes do paciente. É necessário salientar a possibilidade de alguns efeitos colaterais como hipersensibilidade dentinária, irritação nos tecidos moles, gosto desagradável na cavidade bucal, os quais desaparecem com a interrupção do tratamento.



Ficou curioso? Então venha participar e aprender muito mais! Até a próxima!
Amanda, Gabriela e Monique.



sábado, 18 de abril de 2015

O que fazemos?

XVIII SULPET


Olá pessoal, no O que fazemos dessa semana falaremos sobre o evento do SUL  do país que será sediado em Londrina, o SULPET.
E para deixar todos por dentro do evento  falaremos o que é e o que se passa no evento:

O SULPET em sua 18º edição , tem como objetivo congregar os grupos tutoriais do sul do país para intercâmbio de informações sobre formação tutorial e divulgação científica.

O SULPET busca promover a integração multidisciplinar dos grupos da região sul e a troca de experiências, discutir assuntos pertinentes ao programa e consequentemente incentivar ações conjuntas entre os grupos PET, contribuindo para difusão e compreensão da filosofia do programa, assim como objetiva deliberar ações e propor discussões para serem encaminhas para  o  Encontro Nacional dos Grupos PET- ENAPET.

As viajantes que irão representar o grupo PET- Odonto deste ano nos dias 18 a 21 de abril são :


Letícia Boaventura - 4º ano

Monique Cimão - 4º ano


Andressa Mioto- 3º ano

Giulia Collet- 3º ano



Natália Kido- 3º ano


PET Odonto sempre bem representado, desejamos a vocês uma boa viagem e aproveitem o evento!!

Juliana Trizzi e Letícia Boaventura.


terça-feira, 14 de abril de 2015

Resultado da Gincana de Odonto 2015!!!
Parabéns a todos que participaram!!!







O que fazemos

Projeto Duke 

Olá galera!

O tema de hoje é "o que fazemos?" então vamos aproveitar para falar no nosso projeto Duke.

Este projeto surgiu a partir do grupo PET-Odontologia visando formas de aprendizado, aprimoramento e treinamento do uso das ferramentas básicas para escrita científica, o qual existe e é trabalhado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Duke (EUA) tanto de modo individual como coletivo. 

O nosso objetivo é difundir o conhecimento e treinamento, assim como aprimorar o uso de ferramentas básicas de redação científica entre petianos e demais alunos do curso de graduação.

Esse projeto acontece quinzenalmente as terças-feiras e é ministrado pelos alunos Petianos do 4º e 5º ano já capacitados, sob orientação de mestrandos e supervisão da tutora, dessa forma eles repassam o conhecimento aos novos integrantes do grupo PET-Odontologia, acadêmicos de Odontologia que desenvolvem PIC ou PIBIC, assim como outros interessados. Nesse projeto também já contamos com a participação de funcionários do departamento e alunos integrantes de outros PETs 



Dentre alguns dos temas trabalhados por nós temos: ferramentas de pesquisa bibliográfica como o PubMed, ferramentas de comunicação e ensino como o Hangout, metodologias de redação científica e muitos outros. 



Neste ano teremos uma novidade, serão introduzidas oficinas para redação científica de artigos a partir de dados próprios, obtidos dos projetos realizados pelo grupo PET-Odonto como Pastoral e PI 



Esta foto foi tirada no último Duke que tivemos, que foi realizado hoje mesmo, ministrado pelas petianas Juliana e Letícia  


Até a próxima!!!! Espero que tenham gostado do nosso projeto!
Qualquer dúvida, ou se houver interesse em conhecer mais sobre o projeto, podem nos enviar um e-mail: danielemenegassi@gmail.com ou giuliacollet95@gmail.com.

 Daniele e Giulia.

sábado, 11 de abril de 2015

Vestibulando


Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR DE INVERNO da UEM.



A UEM assumiu a posição de MELHOR UNIVERSIDADE DO PARANÁ, segundo o Ministério da Educação (MEC), através dos dados divulgados por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).




Especificando a nossa querida ODONTOLOGIA, a UEM se encontra na 7ª posição entre as melhores do país, de acordo com o Rank Universitário Folha, que avaliou 192 universidades e 40 cursos com maior número de ingressantes. Posto esse que foi conseguido com muita dedicação tanto de professores quanto de alunos. O curso conta com professores que são referência em suas respectivas áreas. Tem duração de 5 anos, com período integral, contemplando desde as áreas básicas até as específicas.

É a partir destas considerações que o grupo PET-ODONTOLOGIA reforça que se você tem interesse na área, a UEM é o lugar certo para você!

Venha fazer parte da odontologia!!



Flávia Tagliari e Victor Guidini.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

O que fazemos?

CONTINUAÇÃO GINCANA DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA UEM

Na última quarta-feira, dia 09 de abril de 2015, foi realizada pelo PET Odontologia, a tão esperada Gincana de Integração. A gincana foi um sucesso!!! Contamos com a participação dos acadêmicos do primeiro ao quinto ano, além de professores, funcionários, residentes e mestrandos, que com muita animação e integração fizeram toda a diferença no evento!!!!

                                                                        1º ANO
                                                                          2º ANO
                                                                            3º ANO
                                                                          4º ANO
                                                                           5º ANO
Além das provas já citadas no post anterior (arrecadação de alimento, doação de sangue/cadastro de medula e a prova do número de integrantes de cada sala), foram realizas as provas:
- Dentista artista, em que cada ano tinha que desenhar algo relacionado a odontologia;
      - Confusão de sapatos, em que foram misturados sapatos de três alunos de cada ano, dentro de um caixa, e cada um na sua vez deveria encontrar e calçar seu  sapato;
      - Função trocada, em que o homem deveria costurar um botão e a mulher pregar três pregos até o final;
   - Dança, cada turma sorteou uma música e tinham que montar uma coreografia;
     - Grito de guerra, em que cada turma teve que criar um grito de guerra.






Lembrando que a prova de Adesões no Ciclo de Palestra do PET foi prorrogada até segunda feira dia 13/04!! Aproveitem!! Procurem algum integrante do Grupo PET-Odontologia!
Obrigado por tornarem a nossa gincana de integração cada ano mais animada e com muita integração entre todos!!

      Que ano será que vai levar essa heim????

Até a próxima!!!! Valeu!!!



Natália Kido e Murilo Pimenta