domingo, 26 de abril de 2015

Coluna Científica

XVII Ciclo de Palestras do Grupo Pet-Odontologia UEM

Olá pessoal!! Na próxima semana acontecerá o XVII Ciclo de Palestras do Grupo Pet-Odontologia UEM e este acontecerá nos dias 27,28 e 29 de abril no bloco C67 com início às 19:00 horas.

Para que possamos ter uma prévia do quem vem por aí vamos falar um pouco sobre os assuntos que serão discutidos!!

No dia 27 de abril acontecerá a palestra “Avanços Tecnológicos em busca da excelência na Endodontia Clínica” ministrada pelo Dr. Marcos Endo.
Quando se trata da realização de um tratamento endodôntico, existem alguns conceitos clássicos e que devemos conhecer em detalhes, como por exemplo o conhecimento da anatomia dental. Por outro lado, a tecnologia e o desenvolvimento de novos materiais e instrumentos, vem ajudando o dia dia do cirurgião dentista. Listamos alguns exemplos desses “auxiliadores”:

Instrumentação rotatória




Microscópio óptico operatório

Muitos dentistas ainda tem dúvida em quando se extrair ou tentar manter um dente. É essa dúvida que o professor André Barbisan vai sanar, no dia 28 de abril, com a sua palestra “Dentes questionáveis: opções de tratamento baseadas em evidências científicas”.



Então este artigo nos traz essa tabela com seis níveis de avaliação para a extração de um dente. Cada nível deste deve ser avaliado isoladamente e tomada a decisão a partir dele seguindo um critério de cores: Onde a cor verde é favorável para a manutenção do dente, a amarela indica que deve-se tentar manter o dente e o vermelho a extração está indicada.


E no ultimo dia acontecerá a palestra ministrada pela Professora Dra. Margareth Nunes e o tema será “ Clareamento dentário: uma alternativa conservadora de tratamento”.

Será evidenciado como cada vez mais, nos dias de hoje a cultura da beleza está introduzida na vida e concepção das pessoas. Por isso, pensando no sorriso, seja quanto a forma, o alinhamento e principalmente a cor dos dentes são muito valorizados. Existem vários porquês para as alterações de cor nos dentes. A indicação e eficiência do procedimento clareador dependerão da causa do escurecimento, que pode ser causado por fatores extrínsecos ou intrínsecos. Dentre as técnicas de clareamento existem 2 modalidades: clareamento interno, para dentes com tratamento endodôntico e externo, que pode ser utilizada tanto para dentes polpados como despolpados.
O clareamento é um tratamento que depende da colaboração, hábitos e coloração dos dentes do paciente. É necessário salientar a possibilidade de alguns efeitos colaterais como hipersensibilidade dentinária, irritação nos tecidos moles, gosto desagradável na cavidade bucal, os quais desaparecem com a interrupção do tratamento.



Ficou curioso? Então venha participar e aprender muito mais! Até a próxima!
Amanda, Gabriela e Monique.



Nenhum comentário:

Postar um comentário