terça-feira, 30 de junho de 2015

Edital de Seleção!!

Olá pessoal, com o encerramento da paralisação, as atividades do grupo PET ODONTOLOGIA estão a todo vapor. E para começarmos muito bem esse retorno, saiu o edital para a seleção dos aspirantes ao nosso grupo.
Conforme o edital os alunos que poderão se candidatar devem obedecer a critérios, os quais são:
1 - Deve estar matriculado no 2° ano da graduação.
2 - Apresentar média, igual ou acima de, 6.
3 - Apresentar disponibilidade semanais de 20 horas para dedicação ao programa.



Os alunos interessados deverão realizar suas inscrições na Diretoria Assuntos Acadêmicos (DAA) até o dia 10 de JULHO apresentando o histórico escolar resumido [CLIQUE AQUI!] e fotocópias dos documentos de identificação pessoal RG e CPF.
Para maiores informações, sobre o edital : [Download do EDITAL] ou entre em contato conosco uempetodonto@gmail.com
Esperamos pela inscrição de vocês!

Natália e Lafayette

quarta-feira, 24 de junho de 2015

O que fazemos?



CICLO DE SEMINÁRIOS ODONTOLÓGICOS

Bom dia, como umas das atividades do grupo PET Odontologia, realizamos o ciclo de  seminários odontológicos com os integrantes do grupo, formando duplas para as apresentações através de sorteio, podendo trazer diversos benefícios como o trabalho em grupo, incentivo a busca na literatura científica e principalmente o desenvolvimento da orátoria. Os apresentadores buscam principalmente temas na área da odontologia que estão na atualidade, que foram recém lançados ou temas que ainda geram dúvidas e curiosidades. Muitas vezes são temas que não são abordados ou muito pouco discutidos na graduação, sendo um grande diferencial ao grupo. Após as apresentações, as duplas passam por dois critérios de avaliação: 1° - sanar as dúvidas e gerar discussão sobre o tema abordado junto com os petianos que estão assistindo e 2° - fazer avaliações de como o apresentador se portou, com crítica, sugestões, elogios e etc.


Ontem, dia 23 de junho, foram as duplas: Larissa Ceron e Andressa Mioto, e Monique Cimão e Leticia Citelli, que abordaram os temas “Ortodontia com Braquetes Autoligáveis” e “Ortodantia Lingual”, respectivamente. Estes dois temas são bastante recentes e ainda pouco conhecidos entre os dentistas e estudantes de odontologia. Porém são muito importantes uma vez que os pacientes estão cada vez mais exigentes em relação a estética.

Dupla Larissa Ceron (5° ano) e Andressa Mioto (3° ano) - "Ortodontia com Braquetes Autoligáveis"



Dupla Monique Cimão (4° ano) e Letícia Citelli (5° ano) - "Ortodontia Lingual"

Acima, slides do início das apresentações dos seminários do dia 23/06



Slide contendo vantagens e desvantagens da "Ortodontia com Braquetes Autoligáveis" - Larissa Ceron e Andressa Mioto


Slide da apresentação sobre "Ortodontia Lingual" mostrando as suas vantagens e desvantagens - Leticia Citelli e Monique Cimão


O sistema de braquetes autoligáveis dispensa o uso das “borrachinhas” usadas nos aparelhos convencionais e isso facilita a higienização, além disso, este sistema promete um tratamento em menor tempo e também com menor desconforto ao paciente. Já do ponto de vista clínico, a vantagem é que o risco de reabsorção radicular é menor quando se usa os braquetes autoligáveis.

Já em relação a ortodontia por lingual, a grande vantagem é que este aparelho é praticamente imperceptível, ele é muito usado por famosos que precisam manter a estética do sorriso independente do tratamento ortodôntico, e também por atletas, já que com o aparelho convencional, o risco dos braquetes machucarem a mucosa em algum acidente, é grande. Este tipo de aparelho ortodôntico também promete um tratamento mais rápido. E ao contrário do que muitos pensam, ele pode ser indicado para qualquer situação clínica.
Uma desvantagem comum aos dois sistemas de aparelhos ortodônticos apresentados é o custo elevado. 

As apresentações foram muito claras e satisfatórias ao nosso grupo PET, pois tratava-se de temáticas ainda pouco conhecidas para diversos graduandos e cirurgiões-dentistas. O post de hoje teve como objetivo em apresentar algumas de nossas atividades realizadas durante o período de greve, por isso não abordamos o tema como um todo, mas caso haja dúvidas e interesse em alguns dos temas, entre em contato com o grupo PET Odontologia através do e-mail: pet_odonto@googlegroups.com

Giulia Collet e Marcelo Seron

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Coluna Científica

ATENDIMENTO AO PACIENTE RECÉM-NASCIDO

ExameOral2

Olá pessoal, na coluna científica desta semana iremos falar sobre o atendimento odontológico do paciente recém-nascido. Quando a mulher encontra-se grávida surgem muitas dúvidas e ansiedade aos pais da criança, ainda mais quando se trata do primeiro filho. E um dos primeiros vínculos mãe e filho é o aleitamento materno, o qual é fundamental para o bebê desenvolver os primeiros estímulos das estruturas orais (ATM – Articulação Temporomandibuar, língua, bochechas, diversos ossos e músculos), fazendo com que fortaleçam e sincronizem as ações de sucção, deglutição e respiração nasal. Para avaliação e orientação os pais e responsáveis do recém-nascido devem procurar um profissional especializado, o odontopediatra, que fornecerá exames detalhados que proverá a saúde oral e maior qualidade de vida ao bebê.

Baseando-se nos dados do blog da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) onde a Dra. Dóris Rocha Ruiz é umas das redatoras e usamos dados do post dela para reescrever este texto (https://comunidadespsp.wordpress.com/2015/05/05/atendimento-odontologico-ao-recem-nascido/).

A cavidade oral do recém-nascido tem algumas características exclusivas, no qual algumas podem ser consideradas totalmente normais, que ao logo do tempo se modificaram em estruturas permanentes ou desapareceram. Mas no entanto, algumas dessas alterações requer atenção odontológica, pois pode tratar-se de cistos, tumores, lesões de tecido mole causadas por bactérias, fungos e vírus. Outra estrutura que deve ser observada e acompanhada pelo odontopediatra, são os frênulos de língua e os de lábios (tanto superiores como inferiores), pois caso haja alguma alteração pode prejudicar o momento do aleitamento e posteriormente acometer a mastigação e fonética da criança.

ExameOral1

O tratamento e manuseio dos pacientes recém-nascidos são ações direcionadas a educação e prevenção para a promoção de saúde oral, além de monitoramento dos arcos dentários e desenvolvimento orofacial, que devem sempre favorecer a estética e a função. E o mais importante é sempre os pais fazerem um acompanhamento multiprofissional com o seu filho, além de odontopediatra, agir em conjunto com pediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e outras áreas caso houver necessidade para uma correta avaliação preventiva.

Para a área odontológica, a Dra. Dóris dá algumas orientações de prevenções:

1° - O leite materno é um alimento exclusivo: nutrição e conforto emocional ao bebê, deixar o bebê o mais sentado possível, pois aumenta a estimulação dos músculos da boca e facilita o movimento de sucção, para isso deve haver um vedamento total do lábio do bebê sobre a aréola mamária, que promoverá uma pressão para a ordenha do leite. Esta pressão esta totalmente relacionada com o exercício de respiração nasal, posicionamento correto da língua e estimulo do desenvolvimento das arcadas dentárias;

2° - Evitar uso de chupetas e mamadeiras: esses meios não são a melhor forma de desenvolver saudavelmente as estruturas orais do bebê, descritas na orientação acima, caso aleitamento mamário não seja possível, busque orientações com odontopediatras e pediatras;

3° - Higiene da boca sem dentes: o próprio leite materno fornece proteção a toda cavidade oral, além de ter um alto poder nutricional o leite materno fornece componentes protetores (linfócitos e anticorpos), mas a cavidade bucal sem dentes deve ser limpa regularmente como qualquer outra parte do corpo do bebê. O ideal é utilizar gaze embebecida com água envolvida no dedo indicador e limpar bochecha, fundo de vestíbulo, palato e língua. Isto é de extrema importância para criar hábitos de higiene bucal.


4° - Cuidados para evitar queda e traumas envolvendo a boca: medidas preventivas simples, ensinando familiares e babás a segurar o bebê de maneira firme e delicada ao mesmo tempo, evitar que crianças segure o bebê, certificar a segurança dos berços e banheiras, utilizar tapetes antiderrapantes; 

5° - Consultas preventiva regulares ao odontopediatra: quando levar seu bebê para primeira consulta ao odontopediatra, ele orientará qual o período ideal para as próximas consultas, é essencial a vista regular ao odontopediatra no momento do nascimento a adolescência.

Para mais informações acessar 

Larissa, Marcelo e Natália

sábado, 13 de junho de 2015

O que fazemos?

Fazendo o que podemos...

A greve continua na UEM, ontem (12/04), depois de uma tarde de muitas discussões, os servidores decidem apoiar a APP e Atuação do GAECO e manter o movimento por tempo indeterminado. 


Diante da imparcialidade do governo com esta situação, o que nos resta a fazer, é tentar contemplar as atividades propostas para o período. 

No que se refere ao PET, algumas destas atividades são: 
- O projeto da Pastoral da Criança, que acontece há mais de 10 anos e o grupo realiza visitas nas pastorais de Sarandi e Mandaguari, a nossa ultima atividade realizada foi um "calibramento" com as lideres, para que elas conheçam um pouco mais sobre saúde bucal e possam transmitir o que aprenderam para as mães e crianças da comunidade. 

- As nossas reuniões administrativas acontecem semanalmente, alternando entre reuniões presenciais e via Hangout, onde os petianos buscam manter em dia os seminários e o projeto DUKE.



 Optamos por manter as nossas tarefas pois os petianos são bolsistas e precisam apresentar relatórios das atividades realizadas. Porém deixamos claro que apoiamos o movimento dos professores e funcionários das universidades estaduais do Paraná, que lutam pelos seus direitos e por melhorias no ensino público. 

Sabemos que essa forma "improvisada" de cumprir as nossas atividades, não é o ideal. E por isso, nos perguntamos... 

ATÉ QUANDO?  Até quando a educação superior ficará em segundo plano?? 

Até quando nós brasileiros teremos que fazer o MELHOR que podemos, para ter o MÍNIMO que nos é direito?

Daniele e Giulia, 

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Atualidades

Mesmo com o fim da greve nas escolas públicas, a greve nas universidades estaduais do Paraná continua...





Maioria decide: greve encerrada. Luta continua! – Isso foi o que disse o APP sindicato no dia 09/06/2015. Em uma decisão coletiva, a categoria decidiu encerrar a greve dos trabalhadores da educação. Aproximadamente 12 mil educadores participaram e votaram na suspensão da paralisação e destes, 70% aprovaram o encerramento da greve.

Após a votação, o presidente da APP deu uma entrevista coletiva onde reforçou a decisão da categoria de encerramento da greve. “A maioria decidiu pelo final desta greve. Foi um debate amplo. Temos a compreensão que foi um movimento vitorioso e nós vamos continuar uma luta intensa, em cada local de trabalho, com pais, mães, estudantes e com a sociedade”, declarou.

Nesta quarta-feira os educadores voltam para as escolas e devem se organizar para receber os estudantes já na quinta-feira, dia 11 de junho. Uma mesa de negociação será aberta com o governo para definir o novo calendário escolar.

Enquanto isso, as universidades estaduais do Paraná continuam com as atividades paralisadas. Eles pedem reajuste salarial de 8,17%, por conta da reposição da inflação.




A foto ilustra o triste clima que a nossa segunda casa se encontra! Como forma de indignação, manifestação e repudio cruzes com os nomes dos deputados que votaram a favor pela proposta do Governador Beto Richa foram fixadas na grade que circunda a parte do campus da Rua Lauro Werneck...



Nesta quarta-feira 10/06 a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou em primeiro turno, o projeto de lei que define o reajuste salarial anual dos servidores públicos estaduais. O texto passou com 30 votos a favor e 16 contrários e ainda deve ser discutido mais duas vezes, na segunda 15/06 e na terça 16/06, para que então seja encaminhado para sanção do governador Beto Richa (PSDB).

Isso será discutido entre os servidores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para definir o rumo da paralisação, na sexta-feira 12/06. A expectativa é de que a greve, iniciada no dia 27 de abril, SEJA ENCERRADA, pois o embate entre governo e servidores fica desigual sem a força dos professores escolares.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar), Celso Nascimento, reforçou a ideia de que é difícil manter a greve nas universidades. Ele diz que, mesmo se a decisão for de voltar, é importante manter o diálogo com o governo para a melhoria salários.

Portanto ainda estamos na LUTA por um país melhor, com uma educação e saúde de qualidade! Também estamos aguardando para vermos os rumos que tomará a greve dos professores, que já dura 45 dias!!




Flávia e Letícia.

sábado, 6 de junho de 2015

Vestibulando

DICAS PARA REALIZAR UMA BOA PROVA

E aí, galera?? Como estão os estudos para os vestibulares de todo o Brasil?
Hoje o PET-Odonto traz dicas ótimas de como fazer uma boa prova e algumas coisinhas a mais! Então se preparem e venham conferir!

DICAS IMPORTANTES PARA O DIA DA PROVA:
Roupas
Use roupas leves e muito confortáveis, lembre-se de que você vai ficar sentado por várias horas! Leve também um casaquinho, se o tempo estiver instável. Frio ou calor pode tirar a concentração do candidato.
Água
Essencial! Leve uma garrafinha de água e a coloque no chão, próximo de sua cadeira. Ajuda a hidratar e relaxar. Mas não exagere na quantidade de água, pois pode dar vontade de ir ao toalete mais de uma vez (e aí perde-se tempo!).
Comece por questões mais trabalhosas
A cabeça no início da prova está mais descansada e isso facilita na resolução de questões mais difíceis. Escolha português (principalmente as de interpretação de texto) e de cálculos (como matemática, estatística e contabilidade).
Cartão de resposta
Deixe no mínimo 30 ou 40 minutos para o preenchimento do cartão resposta. O melhor mesmo é resolver toda a prova e somente no final marcar o cartão. Se deixar poucos minutos para preencher, pode ser que faça na pressa e marque algo errado.
Comida
É bom levar algo para comer, mas dê preferência aos alimentos leves e energéticos, como chocolate, barra de cereais, frutas, etc. Fuja de lanches "barulhentos", como os salgadinhos, pois vai tirar a sua concentração e a dos outros candidatos.
Redação
É melhor fazê-la por último, quando toda a prova (ou quase toda) estiver resolvida.
Tempo por matéria
O ideal é reservar um tempo médio para cada matéria, esse tempo pode variar de acordo com o grau de dificuldade das questões, quantidade de texto/cálculos, complexidade etc. É importante já ter feito alguns simulados de concursos públicos antes para saber qual é o seu tempo médio por matéria, pois no dia da prova você pode estar mais nervoso e ter uma referência ajudará.
5 Cuidados especiais na hora da redação:
1º) NÃO SE ROTULE. Não inicie a prova com pré(conceito) de que se você não conhece o tema, ou se não leu sobre ele, não vai conseguir escrever: este é um pensamento freqüente e completamente errado. Conhecer ou não sobre o tema será mero acaso.
2º) CONSTRUA O SENTIDO DO TEMA.  Antes querer colocar qualquer ideia no papel, PENSE: o que o tema significa. Analise palavra por palavra da frase que compõe o tema.
3º) FAÇA O PLANEJAMENTO. Dedique cerca de 5 minutos para definir o que você vai colocar em cada parte do texto. Para isso, defina exatamente o que você enxergou como tema. Também tente rascunhar ideias que fundamentam sua tese (argumentos).
4º) CUIDE SUA LETRA: Se a sua letra é difícil de entender, desde agora, já, procure recursos que a melhorem.
5º) MARGENS: Ao passar a redação a limpo, alinhe bem as margens direita e esquerda. Isso conta muito na avaliação.
MAS COMO GRAVAR TODO O CONTEÚDO ESTUDADO?
Descoberta em 1885 pelo filósofo alemão Hermann Ebbinghaus, a curva mostra o quanto de informações nosso cérebro é capaz de reter com o passar do tempo, após uma sessão de estudos com uma hora de duração.


Percebam que a curva vai caindo com o passar dos dias. Logo no segundo dia depois do fim dos estudos, caso não tenha feito nenhuma revisão, o estudante provavelmente se lembrará de pouca coisa, por volta de 50% do que aprendeu. Segundo o especialista, as pessoas se esquecem mais nas primeiras horas do que ao longo de 30 dias. Ao final do primeiro mês, restará apenas uma vaga lembrança e a impressão que ficará é a de que você nunca estudou aquele conteúdo, porque nosso cérebro está acostumado a descartar informações que não são reutilizadas com frequência.
Para mudar isso, recomendamos três passos:
1) Nas primeiras 24 horas após a sessão de estudo, para cada leitura de uma hora, faça uma revisão de dez minutos. Ela deve ser feita nesse período de tempo, porque é o momento em que mais perdemos informações e isso será suficiente para “segurar” a sua memória.
2) No sétimo dia após a sessão de dedique apenas cinco minutos para reativar na memória esse material.
3) Ao final de 30 dias, pratique o conteúdo durante 2 a 4 minutos e isso deverá ser suficiente para ajudá-lo a se lembrar novamente do que estudou.

E o mais importante: Não se preocupem com a quantidade de candidatos, todos tem chances de passar e desde que você estude e faça sua parte, suas chances serão cada vez maiores!
Esperamos que tenha ajudado! Desejamos um bom estudo e boa prova!
Até a próxima, pessoal!

Murilo Pimenta e Letícia Boaventura.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Atualidades

Você sabe o que são “TICS”?

A cada dia nós somos bombardeados com novas informações e tecnologias. Não tem como negar, vivemos em uma era completamente digital.
E como os educadores podem usar toda essa fonte de informação e dinamismo ao seu favor? Por isso foram criadas as “TICS” que são Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Essas tecnologias podem ser divididas em três categorias:


Estas ferramentas buscam melhorar a captação de informações pelos alunos de uma forma mais dinâmica e atual, aumentando assim o seu rendimento escolar. Muitos países que já aderiram a este moderno método de ensino vem colhendo os frutos de alunos mais concentrados, com raciocínio mais rápido e aulas com maior dinamismo e participação dos alunos. Porém em países como o nosso, nós enfrentamos alguns problemas como: custo elevado de materiais e inexperiência dos educadores com estas ferramentas tecnológicas.

O uso das TICs no Pet Odonto

Ciente da importância em estar atento a novidades o Pet Odontologia, aos poucos, vem implementando as TICs em seu dia-a-dia e atividades.
Com a nossa situação atual de greve, e a necessidade que o grupo tem de manter as atividades que podem ser mantidas, o uso de vídeo conferências está sendo nossa melhor opção!
Além da praticidade vemos a eficácia da utilização dessa ferramenta! Contamos com a presença de todos os colegas que moram fora de Maringá em reunião simultânea com o grupo que pode se reunir.
Hoje tivemos nossa primeira Reunião  Administrativa via Hangout - plataforma de mensagens instantâneas e chat de vídeo desenvolvido pelo Google - e o resultado não pôde ter sido melhor!

Petianos em Maringá em reunião por vídeo conferência


Foto registrada por petiana, também em reunião, mas no conforto de sua casa em outra cidade!



É isso pessoal, além de conseguirmos concluir algumas das nossas atividades ganhamos em experiência!!!

Gabriela e Monique




segunda-feira, 1 de junho de 2015

PET na Praça!

Boa tarde!!!! Hoje iremos falar sobre o PET na Praça. É um evento que acontece uma vez por ano, no qual engloba a participação de todos os grupos PETs da UEM. O objetivo é abordar temas do cotidiano para esclarecer as dúvidas da sociedade.
Cada grupo PET fica responsável em apresentar, de acordo com seu curso, o tema de escolha.
E os assuntos que serão abordados neste ano são:

PET Agronomia: Cultivo hidropônico de plantas
PET Economia:  Administrando o consumo em tempos de crise
PET Educação Física: Vivências práticas, aproximações de conteúdos extra curriculares em educação física
PET Enfermagem: Primeiros Socorros no cotidiano: o que fazer e o que não fazer.
PET Engenharia Civil: Segurança no Trânsito
PET Engenharia Química: As 10 maiores descobertas da Engenharia Química nos últimos 100 anos
PET Engenharia Têxtil: Estampar é uma arte e inovar faz parte.
PET Farmácia: Mitos e verdades sobre os medicamentos
PET Física: Física e tecnologia: Modelagem e Realidade Virtual
PET Informática: Informática e Acessibilidade
PET Matemática: A Mágica da Matemática
PET Pedagogia: Fazendo arte com materiais alternativos
PET Química: A química no cotidiano da sua casa
PET Zootecnia: Cães e gatos – restrições alimentares

                                                                 

PET  ODONTOLOGIA
                        


Prevenção do câncer bucal, disfunção temporomandibular e dúvidas frequentes em relação ao clareamento dental

A proposta do PET-Odontologia neste evento, é repassar informações importantes sobre Câncer Bucal, como: principais fatores predisponentes e como fazer o auto exame para detecção de lesões bucais. Também trazemos informações sobre disfunções da articulação temporomandibular, seus tratamentos e quando procurar um profissional especializado. E sobre o clareamento dental, estaremos mostrando as diferenças das técnicas e suas indicações.

 







Aproveitando a oportunidade, todos estão convidados para este grande evento. O nosso foco principal são vocês!



O evento  PET na Praça  acontecerá  no Big Shopping Cidade – Maringá, PR - 2015   no dia 03/07/2015   das 18 às 22 horas tendo como TEMA GERAL: Universidade e Comunidade: uma interação possível.

Fernanda e Juliana