terça-feira, 26 de julho de 2016

ArrastaPET

E aii galera, tudo certo?

Hoje viemos compartilhar mais um evento que o Grupo Pet-Odontologia participou!!!


No último domingo (24/07), aconteceu a tradicional Festa Junina do UNIPET UEM, o ARRASTA PET! Evento que contou com a participação dos petianos, tutores e acompanhantes.

Cada grupo ficou responsável por uma comissão entre elas, comida, bebida, decoração, som, limpeza, jogos, dança. Esse ano foi realizada a quadrilha contando com muitos pares caipiras.

A intenção desse evento é proporcionar entretenimento e integração entre os grupos PETs. E esse objetivo vem sendo alcançado desde as outras edições.

Confira as fotos desse trem que foi bão por demais SÔ!



Fernanda Petri e Samuel Lima

domingo, 24 de julho de 2016

Coluna Científica


Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad)



Boa tarde, pessoal! Como vocês estão?
No dia 26/07/2016, o PGO juntamente com o grupo PET-Odontologia estará realizando mais um evento!
Neste evento, contaremos com a presença de duas acadêmicas da Odontologia, que participaram do PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA (PROCAD). Elas dividirão com os demais alunos da graduação, pós-graduação e residentes as suas experiências na FOP-Unicamp dentro desse programa!

Laíse Midori Tokubo
5º ANO (esquerda) e Larissa Ishizu 
3º ANO (direita)




Mas qual é o OBJETIVO do PROCAD?
È promover a formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, através de projetos conjuntos de pesquisa de média duração. Intensificar, também, o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras, criando condições para a elevação geral da qualidade do ensino superior e da pós-graduação.
E os objetivos específicos são:

-Promover a consolidação de Programas de Pós-Graduação;

-Estimular a interação científico-acadêmica de modo a constituir redes de cooperação;

-Estimular novas linhas de pesquisa dentro dos Programas de Pós-Graduação participantes da cooperação;

-Contribuir para o equilíbrio regional da pós-graduação brasileira;

-Ampliar a formação de mestres e doutores e a produção científico-acadêmica;

-Apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa;

-Promover a mobilidade de docentes, de discentes de pós-graduação e de discentes de graduação entre as equipes de pesquisa envolvidas no projeto.


Como funciona?

Os projetos serão apoiados por meio do financiamento de missões de estudo, missões de docência e pesquisa e estágio pós-doutoral. As missões devem ser planejadas de modo a assegurar a implementação das ações necessárias, destinadas a facilitar e possibilitar a interação entre as equipes, consolidando, desse modo, as redes de cooperação.
Bem interessante não é!?! Convidamos toda a comunidade acadêmica para prestigiar nossas colegas!
Fiquem atentos ao dia e ao horário!

Esperamos vocês!!!

Samuel Kaik A. Lima e Tatiani Just


quarta-feira, 20 de julho de 2016

Inovações

Células tronco da polpa dentária de decíduos:

 novidades à vista!

Boa tarde futuros dentistas e interessados na área! Vocês provavelmente já ouviram falar de células tronco, não é mesmo ?

Você sabia que é possível armazenar células tronco advindas da polpa dentárias de dentes decíduos?




Desde os anos 90, é possível armazenar células-tronco do sangue do cordão umbilical para serem usadas, se necessário, em tratamentos de doenças sanguíneas.

Em contra partida as células tronco mesenquimais, encontradas na polpa dos decíduos, seria destinada ao tratamento regenerativos (como tratamento de recuperação de pele, de osso, tratamento de fenda palatina e também de doenças como alzheimer, parkinson e diabetes, entre outras). No Brasil existem bancos públicos e privados de armazenamento deste tipo de células. Uma novidade nesta área é o armazenamento de células-tronco da polpa do dente de leite.




Como é feita a coleta? Um dentista odontopedriatra, irá analisar o melhor dente decíduo e realizar a extração. Um detalhe importante é que não se espera a rizólize avançada desse dentinho, tão pouco pode-se realizar a extração caseira, evitando assim contaminações.

ATENÇÃO: o CFO e a ANVISA possuem uma normativa que exige que todo cirurgião dentista que deseja trabalhar com células tronco deve estar credenciado a um CENTRO DE TECNOLOGIA CELULAR, um banco de células o qual proporcionará ao dentista treinamento para tais procedimentos).

Posteriormente, esse material é enviado ao centro especializado. O qual irá realizar a multiplicação, congelamento e armazenamento adequado do material biológico.




QUAL O VALOR DESSE SERVIÇO? Em média, desde a coleta, incluindo a logística que esse material vai levar até chegar ao centro de tecnologia celular, até seu armazenamento, tem custo de R$ 2980,00. Existe uma anuidade, no valor de R$735,00, para a manutenção do material.

Ainda são poucas as empresas que fazem este serviço no Brasil – até porque as pesquisas nesta área não foram concluídas e a utilização destas células para tratamento ainda não está autorizada.

Mas os pais que querem (e podem pagar por isso) já tem a opção de armazenar as células dos dentes de leite dos filhos.

Assim, quando o tratamento for aprovado (e a expectativa dos pesquisadores é a de que seja), se houver necessidade, eles terão a possibilidade de utilizar as células do próprio filho.




 Giulia Collet e Samuel Lima

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Vestibulando

Hoje nosso post vai pra  todos que irão prestar o vestibular de inverno da UEM...



As provas do vestibular de inverno da Universidade Estadual de Maringá, terão inicio neste domingo (17) e  serão aplicadas em nove cidades. No total são 1.470 vagas, distribuídas em 69 cursos presenciais.

Ao todo, 17.505 candidatos estão inscritos para o Vestibular, dos quais 2.739 irão disputar vagas pelo sistema de cotas sociais, que beneficia candidatos de baixa renda.
Em relação à concorrência, o curso mais disputado é medicina com 307,3 candidatos por vaga. Entre os cotistas, a relação é de 164,3 candidato/vaga. O segundo curso mais concorrido é o de Arquitetura e Urbanismo, com 60,8 inscritos por vaga; entre os cotistas a concorrência foi de 37,0, seguido Odontologia que registrou 48,8 candidatos/vaga; entre os cotistas  são  36,0.
Este ano, houve mudanças no critério de desempate dos concorrentes!!! Saiu um edital, Nº 044/2016-CVU, em que retifica que o primeiro critério para fim de desempate entre dois ou mais candidatos a um mesmo curso, turno e campus, com o mesmo Escore Final, será a comprovação de que possua renda familiar inferior a dez salários mínimos, ou ao de menor renda familiar. É IMPORTANTE lembrar que durante a realização das provas, os candidatos deverão declarar, na Ficha de Inscrição, a renda familiar, em salários mínimos, em que os documentos comprobatórios deverão ser apresentados no ato da matricula, caso haja empate.
Outra informação bastante importante, é que neste ano, diferente dos anteriores, as redações somente poderão ser realizadas com canetas de tinta azul de escrita grossaVAMOS FICAR ATENTOS GALERA!!

As provas ocorrerão da seguinte maneira:


 No caso do curso de odontologia a prova de conhecimentos específicos são 20 questões de Biologia e 20 questões de Química.

     Sabemos que a redação é uma das provas que mais nos preocupa e que acaba nos salvando ou nos fazendo perder muito devido a sua alta pontuação, com isso, vamos la com 5 Cuidados especiais na hora da redação:
1º) NÃO SE ROTULE. Não inicie a prova com pré(conceito) de que se você não conhece o tema, ou se não leu sobre ele, não vai conseguir escrever: este é um pensamento frequente e completamente errado. Conhecer ou não sobre o tema será mero acaso.
2º) CONSTRUA O SENTIDO DO TEMA.  Antes querer colocar qualquer ideia no papel, PENSE: o que o tema significa. Analise palavra por palavra da frase que compõe o tema.
3º) FAÇA O PLANEJAMENTO. Dedique cerca de 5 minutos para definir o que você vai colocar em cada parte do texto. Para isso, defina exatamente o que você enxergou como tema. Também tente rascunhar ideias que fundamentam sua tese (argumentos).
4º) CUIDE SUA LETRA: Se a sua letra é difícil de entender, desde agora, já, procure recursos que a melhorem.
5º) MARGENS: Ao passar a redação a limpo, alinhe bem as margens direita e esquerda. Isso conta muito na avaliação.


ATENÇÃO!!!
           Chegue com antecedência ao local de prova, portando documento de identificação com foto e uma caneta.

Bom vestibular a todos e aguardamos ansiosamente por nossos Calouros!!!!



Daniele Menegassi

Samuel Kaik