Olá pessoal, vocês sabiam que o Dia Nacional do Atleta, ou simplesmente Dia do Atleta, é comemorado hoje, 21 de dezembro??
Origem do Dia do Atleta
Os primeiros atletas surgiram há muitos séculos, na antiga Grécia e Roma.
No Brasil, quem decretou o dia 21 de dezembro como sendo o Dia Nacional do Atleta, foi o ex-presidente Jânio Quadros, através do decreto nº 51.165, de 8 de agosto de 1961.
A data celebra o esforço das pessoas que se dedicam ao esporte, seja por hobbie ou para manter uma boa qualidade de vida. Um atleta pode também ser quem pratica o atletismo, um grupo de modalidades que pertencem aos Jogos Olímpicos, como a corrida, o salto com vara, arremesso de pesos, ginástica artística e etc.
Os Jogos Olímpicos, que acontecem a cada quatro anos, reúne os melhores atletas do mundo, que competem por medalhas de ouro, prata e bronze. O Brasil sediou pela primeira vez os Jogos Olímpicos de Verão em 2016, na cidade do Rio de Janeiro.
Ainda existem vários outros dias dedicados às pessoas que praticam esportes, como: Dia do Atleta Olímpico (23 de junho); Dia do Atleta Profissional (10 de fevereiro) e Dia Nacional do Atleta Paraolímpico (22 de setembro).
10 Atletas Brasileiros que fizeram história nas olimpíadas
Oscar Schimidt
Melhor jogador da história do basquete brasileiro e considerado um dos melhores do mundo na sua época, mesmo sem atuar na NBA. Ele disputou 5 olimpíadas e o melhor resultado do atleta foi um 5º lugar, conquistado em três oportunidades.
Joaquim Cruz
Conseguiu a proeza de vencer a prova dos 800m superando os dois favoritos no início da corrida com um arranque impressionante. Joaquim Cruz foi o primeiro campeão olímpico no atletismo depois de Adhemar Ferreira da Silva, em Los Angeles em 1984 e o único atleta brasileiro a vencer uma prova de pista em uma Olimpíada.
Robert Scheidt
O velejador Robert Scheidt possui duas medalhas de ouro, duas prata e uma de bronze. Scheidt foi campeão da classe laser em Atlanta em 1996 e Atenas em 2004.
João do Pulo
Dono do recorde mundial, João do Pulo chegou à Olimpíada de Montreal com status de favorito. Faturou a medalha de bronze. Nos jogos de 1980, ele ainda era considerado um dos favoritos e detinha o recorde mundial, mas foi prejudicado pelos juízes que anularam dois saltos legais do atleta para favorecer os russos, donos da casa.
César Cielo
O Brasil nunca foi uma grande potência na natação, mas o nadador César Cielo conseguiu o incrível feito de colocar o país no alto do pódio nas Olimpíadas de 2008, em Pequim. Ele venceu a prova dos 50m livre e emocionou o país se tornando o único campeão olímpico brasileiro nas águas
Maria Lenk
A nadadora de São Paulo foi uma incrível pioneira da natação. Foi a primeira atleta sul-americana a participar de uma Olimpíada, em Los Angeles-1932 e a única brasileira que está no Hall da Fama da Natação, em Fort Lauderdale, Flórida. Maria Lenk não ganhou medalha, mas se tornou uma espécie de embaixadora do esporte. A principal competição leva seu nome, o Troféu Maria Lenk.
Vanderlei Cordeiro de Lima
Talvez seja o atleta com a imagem olímpica mais marcante da história. Vanderlei liderava a maratona em Atenas, em 2004, quando um sacerdote irlandês invadiu a pista e segurou o corredor, comprometendo o resto da corrida do brasileiro. Vanderlei conseguiu juntar forças e continuou a prova, terminando em 3º lugar. Posteriormente, ele ganhou medalha Pierre de Coubertin por seu espírito esportivo.
Adhemar Ferreira da Silva
Primeiro bicampeão olímpico do Brasil e ficou com esse título por longos 48 anos, até outros alcançarem o feito em 2004. A conquista de Adhemar na sua especialidade, o salto triplo, foi impressionante. Nas Olimpíadas de Helsinque, em 1952, ele quebrou o recorde mundial quatro vezes na mesma tarde. Faturou o bi em 1956 em Melbourne.
Para fechar então, deixamos aqui uma frase inspiradora para refletir: “Acredite em você e em tudo que você é. Saiba que existe algo dentro de você que é maior que qualquer obstáculo” - Rachel Adams, vôlei.
Fernanda Petri, Giovana Romano, Bruna Xavier, Isabela Inoue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário