Sejam bem vindos, leitores. O tema dessa semana é sobre os novos métodos não convencionais que já são aliados da saúde bucal e trazem uma nova ideologia de medicina natural.
Para iniciar, vamos começar pela HOMEOPATIA. O que é? Do que são constituídos seus medicamentos? Como ela pode atuar na odontologia?
Bem, vamos lá. A homeopatia é um método de tratamento que consiste na administração de doses mínimas do medicamento ao doente para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica. Diante disso, temos os medicamentos homeopáticos que são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, sendo 100% naturais. O medicamento homeopático pode ser aplicado na odontologia tanto na parte de prevenção, como no tratamento, por exemplo: aceleração de cicatrização de tecidos moles e duros, o que melhora o bem-estar do paciente de forma geral, também pode ser usado em questões clínicas, como gengivites, abscessos e dor de dente.
Você sabia que a ACUPUNTURA é muito utilizada no tratamento odontológico? Pois então, esse método é muito usado, principalmente para dores orofaciais, problemas periodontais, halitose, paralisia facial, bruxismo e outros. E é considerada eficaz na analgesia ou anestesia para os procedimentos odontológicos.
Outro método que vem ganhando espaço é a FITOTERAPIA. Os Fitoterápicos são substâncias obtidas a partir de plantas que podem ser utilizadas como remédios artesanais sob a forma de chás, soluções, comprimidos, dentre outros. O uso destas plantas no tratamento e na cura de enfermidades vem de conhecimentos passados por gerações.
Estudos com chás mostraram que espécies como Cravo da Índia, Romã, Malva, Tanchagem, Amoreira, Sálvia, Camomila podem ser utilizadas para inibir o crescimento bacteriano e a aderência nas superfícies dentais e redução na produção de ácidos e polissacarídeos extracelulares tendo ação bactericida e bacteriostática sobre bactérias do biofilme dental. sendo indicadas nos casos de gengivite, abscesso na boca, inflamação e aftas.
Muito longe do ocultismo ou das ciências místicas, a HIPNOSE é um procedimento
cientificamente fundamentado. Trata-se de um estado especial de consciência que
faz parte da natureza humana. O que acontece é que o lado direito do cérebro, que trabalha a imaginação, é ativado, enquanto o lado esquerdo, mais racional, se relaxa.
Isso é possível através de métodos e técnicas, por meio da voz monótona e repetitiva do dentista sugestionando o paciente através de histórias, analogias e metáforas, deixando-o tranquilo e tornando o ambiente mais agradável durante o tratamento. Isso aumenta a eficácia terapêutica, podendo até mesmo, em alguns casos dispensar o uso de medicamentos e instrumentos.
Por fim, é válido destacar a importância de novas técnicas dentro da odontologia, cada uma com seu papel e forma de atuar buscando sempre enriquecer a area da saude bucal. Você conhecia alguma dessas práticas alternativas? Conhece outras técnicas além das citadas nesse post? Deixe seu comentário, e obrigado pela atenção.
Weslley, Nádia, Maysa, Natália