quinta-feira, 21 de setembro de 2017

ODONTOLOGIA ALTERNATIVA

Sejam bem vindos, leitores. O tema dessa semana é sobre os novos métodos não convencionais que já são aliados da saúde bucal e trazem uma nova ideologia de medicina natural.

Para iniciar, vamos começar pela HOMEOPATIA. O que é? Do que são constituídos seus medicamentos? Como ela pode atuar na odontologia?
Bem, vamos lá. A homeopatia é um método de tratamento que consiste na administração de doses mínimas do medicamento ao doente para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica. Diante disso, temos os  medicamentos homeopáticos que são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, sendo 100% naturais. O medicamento homeopático pode ser aplicado na odontologia tanto na parte de prevenção, como no tratamento, por exemplo: aceleração de cicatrização de tecidos moles e duros, o que melhora o bem-estar do paciente de forma geral, também pode ser usado em questões clínicas, como gengivites, abscessos e dor de dente.







Você sabia que a ACUPUNTURA é muito utilizada no tratamento odontológico? Pois então, esse método é muito usado, principalmente para dores orofaciais, problemas periodontais, halitose, paralisia facial, bruxismo e outros. E é considerada eficaz na analgesia ou anestesia para os procedimentos odontológicos.






Outro método que vem ganhando espaço é a FITOTERAPIA. Os Fitoterápicos são substâncias obtidas a partir de plantas que podem ser utilizadas como remédios artesanais sob a forma de chás, soluções, comprimidos, dentre outros. O uso destas plantas no tratamento e na cura de enfermidades vem de conhecimentos passados por gerações.
Estudos com chás mostraram que espécies como Cravo da Índia, Romã, Malva, Tanchagem, Amoreira, Sálvia, Camomila podem ser utilizadas para inibir o crescimento bacteriano e a aderência nas superfícies dentais e redução na produção de ácidos e polissacarídeos extracelulares tendo ação bactericida e bacteriostática sobre bactérias do biofilme dental. sendo indicadas nos casos de gengivite, abscesso na boca, inflamação e aftas.


5838523359_d07057d68e_b.jpg





Muito longe do ocultismo ou das ciências místicas, a HIPNOSE é um procedimento  
cientificamente fundamentado. Trata-se de um estado especial de consciência que
faz parte da natureza humana. O que acontece é que o lado direito do cérebro, que  trabalha a imaginação, é ativado, enquanto o lado esquerdo, mais racional, se relaxa.
Isso é possível através de métodos e técnicas, por meio da voz monótona e repetitiva do dentista sugestionando o paciente através de histórias, analogias e metáforas, deixando-o tranquilo e tornando o ambiente mais agradável durante o tratamento. Isso aumenta a eficácia terapêutica, podendo até mesmo, em alguns casos dispensar o uso de medicamentos e instrumentos.


850_400_hipnosedefinicao.jpg

Por fim, é válido destacar a importância de novas técnicas dentro da odontologia, cada uma com seu papel e forma de atuar buscando sempre enriquecer a area da saude bucal. Você conhecia alguma dessas práticas alternativas? Conhece outras técnicas além das citadas nesse post? Deixe seu comentário, e obrigado pela atenção.

Weslley, Nádia, Maysa, Natália

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Apps que podem auxiliar o cirurgião dentista


Olá pessoal, tudo bem?!
No post de hoje, iremos falar sobre como a tecnologia pode auxiliar o dia a dia da nossa profissão como Cirurgião dentista!!! Ficou curioso, então se liga só:


Todo mundo já sabe que os Aplicativos (Apps) pelo celular são uma febre e além de nos proporcionar diversão e entretenimento, eles auxiliam em diversas atividades da nossa rotina.

  Atualmente, é cada vez mais crescente o número de Apps odontológicos. É necessário ver se o que você procura está disponível para sua versão de celular (IOS ou Android) e se é gratuito ou pago.



Veja se alguns deles se enxaica em seu interesse:
  • BoneBox – Dental Lite: muito bom para os alunos dos primeiros anos da graduação, já que mostra em 3D a anatomia de cada dente. Disponível para IOS e Android gratuitamente. 

                                                           


  •    Biossegurança para Odontologia: Protocolo de Biossegurança para Odontologia é um aplicativo desenvolvido pelo Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Positivo, de Curitiba. O objetivo deste aplicativo é servir de referência para profissionais e acadêmicos de odontologia nos temas inerentes ao controle de infecção na prática clínica odontológica. Para Android.

  • Medicamentos de A a Z: Mais de 500 medicamentos, com informações sobre preço, nomes comerciais, genéricos, posologia, informações sobre receituários e mais. Para IOS, gratuito, mas tem a versão paga.

  

  • Whinebook: é um guia de prescrições médicas com mais de 300 orientações de prescrições para todos os usuários. Contém também um bulário com 6.000 medicamentos.   
          
  • Anestésico Dental: Auxilia no cálculo para anestesia dental. Não dispensa a anamnese, mas usa o histórico clínico do paciente e outras informações como doenças, peso e altura, para auxiliar na dosagem correta do anestésico. Para Android.
                                                             
  • MobileCare Tools Lite: Apresenta tabelas e ferramentas importantes, como a 10ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID 10), também é possível busca por palavra chave e salvar diagnósticos mais procurados como favoritos. Gratuito, para plataformas Android e iOS.
     


  • Dentist Pro: Permite registrar fotos dos dentes dos pacientes e criar anotações e desenhos sobre as imagens, tanto para informações ao paciente quanto para registro digital. Para Android e IOS, sendo ideal em tablets.
                                                                 
  • Dental Simulator: Ajuda o estudante de odontologia antes de entrar em clínica. Inclui descrições técnicas, vídeo clínico, vídeo de simulação e um modo treino proporcionando aprendizado.
       


  • Odontologia – Saúde do Idoso: Este aplicativo aborda aspectos básicos da odontologia no paciente idoso, suas particularidades na área odontológica e atendimento nos programas de atenção básica. Para Android.
         

  • Kindo: Este aplicativo funciona como um prontuário digital, com versões para o dentista   e para o paciente. Reúne todo o histórico do paciente, e ainda alerta para o autoexame   de câncer de boca periódico ensinando como proceder. Para IOS e Android.
                                                           




Existem alguns também que ajudam o paciente, como:
  • CavityFree 3D: Este aplicativo orienta como deve ser feita a higienização bucal em pacientes que acabaram de colocar aparelho. Para IOS.

  • MiniAtlas Odontologia: Pode ajudar na explicação de diversos casos e tratamentos para os pacientes. IOS

      ·       A guerra dos Mutans: Uma leitura interativa sendo muito útil para os pais que desejam     reforçar para seus filhos a importância de escovar os dentes e de manter sua boca           saudável. Para IOS




         Estes são apenas alguns exemplos dos inúmeros aplicativos voltados para a nossa área de trabalho. Caso vocês conheçam outros aplicativos não mencionados aqui, compartilhe conosco deixando seu comentário. 








Andressa Mioto, Isabela Inoue, Letícia Ceron e Milena Moraes







quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Atualidades

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Sejam bem vindos a mais um diálogo sobre atualidades do nosso blog. Hoje falaremos sobre as possíveis mudanças na aposentadoria sofridas pela Reforma Previdenciária apresentada pelo Deputado Arthur Maia, tema bastante discutido no contexto atual do Brasil.

O que é a Reforma Previdenciária?
Primeiramente, para quem já recebe os benefícios da previdência, a situação não mudará em nada. As mudanças valerão apenas para benefícios concedidos a partir da aprovação da PEC 287-2016.


A Reforma atual propõe as seguintes mudanças:

Requisitos para se aposentar
Como é hoje...
É possível se aposentar por tempo de contribuição:
- Mulheres: precisam ter 30 anos de contribuição para o INSS; não há idade mínima.
- Homens: precisam ter 35 anos de contribuição para o INSS; não há idade mínima.

É possível se aposentar por idade:
- Mulheres: a idade mínima para se aposentar é de 60 anos, além de pelo menos 15 anos de contribuição.
- Homens: a idade mínima para se aposentar é de 65 anos, além de pelo menos 15 anos de contribuição.

Como vai ficar ...
- Mulheres: será preciso ter 62 anos de idade e, no mínimo, 25 anos de contribuição.
- Homens: será preciso ter 65 anos de idade e, no mínimo, 25 anos de contribuição.

Como é feita a aprovação desse Projeto?
Para aprovar essa reforma, que é constitucional, são necessários 308 votos em duas sessões na Câmara, ou seja, ⅗ dos 513 Deputados Federais devem votar a favor dessa proposta, e só assim o governo prosseguiria com o projeto.





Prós e Contras

A proposta afirma que a Reforma é necessária para o país, uma vez que este se encontra em pleno desenvolvimento econômico, isto é, grande parte da sua população é economicamente ativa. O Brasil, no entanto, apresenta um decréscimo demográfico devido a entrada da mulher no mercado de trabalho, a diminuição na taxa de fecundidade e a inserção dos métodos contraceptivos, por exemplo, o que acarreta na redução do número de filhos. Além disso, os avanços tecnológicos têm contribuído para o aumento da expectativa de vida. Como consequência, o país tenderá ao envelhecimento. É nesse sentido que, para os defensores do projeto, a reforma previdenciária torna-se importante, pois se nada for feito, a contribuição não será suficiente e resultado disso teremos um grande percentual de aposentados esperando receber e os recursos não atingirão o necessário para a demanda. Ou seja, teremos uma nação velha e pobre em aproximadamente 30 anos, conforme pesquisas.
Por outro lado existem os que criticam a reforma, afirmam que o tempo de trabalho necessário para conseguir se aposentar é muito grande, e isso é evidenciado comparando-o com a expectativa de vida do nosso país além de que essa proposta não possui embasamento em estudos econômicos e financeiros que justifiquem o déficit da previdência apresentado pelo Governo. Criticam também as mudanças e diminuição dos outros benefícios como por exemplo a diminuição de 50% da pensão por morte e a ausência dessa pensão para quem já é pensionista do INSS e isso poderia prejudicar o desenvolvimento da população que necessitam, por exemplo desses benefícios.

Entendendo um pouco mais sobre o assunto a partir de agora, você se posiciona a favor ou contra a Reforma Previdenciária? Esperamos que tenha gostado do assunto abordado. Como cidadãos, devemos estar a parte dos assuntos debatidos pelas autoridades de nosso país e nossos representantes.

Para mais informações confira o site oficial da Previdência Social, http://www.previdencia.gov.br/.


Fernanda Petri, Isabela Grilo, Laura Molina e Maicom Colombo

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Atualidades

Olá leitores!! Hoje falaremos de um assunto que está bastante em alta, principalmente entre os universitários: SAÚDE MENTAL.

O ingresso na faculdade é uma das maiores transições que encaramos, pois nos deparamos com um “novo mundo” cheio de novidades e também demandas, que se misturam com expectativas, desafios e ansiedade pelo futuro profissional. Muitas vezes os estudantes encontram-se longe da família, tendo que adaptar-se à nova cidade, moradia e distância, o que geralmente não é fácil e, por isso relatam frequentemente, ansiedade, estresse e depressão.

Resultado de imagem para estudante confuso
Vale lembrar que, se o educador tiver algum aluno apresentando alguma das doenças a seguir citadas, além de avisar à família, também é fundamental fazer com que o ambiente escolar seja acolhedor e faça com que o estudante se sinta seguro. Abaixo, listamos alguns dos transtornos que mais afligem os alunos:
1 – TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: Lapsos de atenção, fácil distração, fala em excesso e interrupção constante e hiperatividade estão relacionados ao TDAH. O impacto no aprendizado do aluno é muito grande e também afeta a ordem na sala de aula como um todo. Com a medicação indicada, os sintomas podem ser atenuados, porém, é preciso estar atento: tais sintomas podem indicar outros transtornos.
2 – Ansiedade: Muito diferente da que sentimos antes de alguma ocasião importante, esse transtorno faz com que o aluno tenha dificuldade para finalizar suas tarefas, tema em excesso falhar ou ter novas experiências e se preocupe obsessivamente com questões como notas e lições de casa. Em geral, ela aparece entre estudantes de 12 ou 17 anos.


3 – Depressão: Talvez a mais conhecida do grupo, a depressão ainda sofre com diversos preconceitos. É preciso compreender que não se trata de um momento em que o aluno está triste, mas sim uma doença que modifica toda a vida do aluno, fazendo com que aumentem as faltas, caiam as notas e diminua a motivação para as aulas. Isolamento, excesso de sono e tendências suicidas também são alertas.
4 – TEA – Transtorno do Espectro Autista: esse transtorno apresenta uma gama extensa de sintomas como comportamentos repetitivos, dificuldades sociais e problemas para “ler” aspectos da linguagem não verbal. Em geral, eles são notados quando a criança é bem pequena e podem vir em diversas formas, como é o caso da Síndrome de Asperger.
5 – Distúrbios Alimentares (Bulimia/Anorexia): Apesar de afetar ambos os sexos, é muito comum ver meninas como as mais afligidas por distúrbios alimentares. Hábitos alimentares não saudáveis – como comer pouco ou apenas uma vez ao dia – obsessão com o peso e com o valor calórico da comida e uma versão distorcida da autoimagem são alguns dos sintomas. Em geral, o problema afeta adolescentes, mas pode ocorrer antes mesmo da puberdade.

O período da graduação deve ser um dos mais incríveis e enriquecedores da sua vida, busque contornar as dificuldades e torne esta época memorável, como ela deve ser! Temos algumas dicas, para melhorar a saúde mental, como: construir relacionamentos, identificar, usar e investir nos seus pontos fortes, descubra coisas novas que te fazem bem e feliz (esportes, filmes, artesanatos etc), coloque-se (você e sua saúde) em primeiro lugar e, por fim, busque ajuda sempre que necessário, não tenha vergonha, seja com médicos, psicólogos, professores, amigos…

Giovana Romano
Marcelo Augusto Seron


sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho


Boa noite Pessoal,


    Nós sabemos que a concorrência no mercado de trabalho está cada dia mais acirrada e na Odontologia isso é bem evidente. Mas para os novos e futuros profissionais este assunto parece ter um peso muito maior. Diante disso, nosso post de hoje tem como objetivo mostrar algumas sugestões de como podemos proceder para nos destacarmos em uma área tão competitiva e obter sucesso profissional.


    Não é uma regra, mas para muitos recém-formados é difícil estar preparado para montar um consultório. O conceito de clínica-empresa necessita de conhecimento sobre gestão de pessoas, gestão financeira, logística e marketing. E infelizmente, são poucas as universidades que têm disciplinas relacionadas com a gestão de consultório. Então, uma possibilidade para superar essas limitações é buscar fazer cursos, por exemplo. Mas, ressalta-se que tudo é uma questão de momento e oportunidade. Além é claro, do alto custo!



    Frente a incerteza do mercado de trabalho na Odontologia, que se deve muito a grande concorrência, é cada vez mais comum, observar profissionais conciliando a carreira pública com a autônoma. O setor público, muitas vezes, é visto como um porto seguro, devido à estabilidade e a remuneração inicial mais alta que no setor privado. Já no serviço autônomo, seja com consultório próprio ou vínculo empregatício, se busca a possibilidade de maior alternativa de crescimento de remuneração e fuga da carreira “engessada” do setor público, uma vez que neste o candidato presta concurso para um cargo específico.


    Outra alternativa seria buscar áreas da odontologia que ainda são relativamente novas, que tendem a crescer nos próximos anos e que prometem ser bem promissoras. Um grande exemplo é a Odontologia Hospitalar, que desde 2015 é regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia(CFO) como uma área de atuação. Ela já conquistou interesse de alguns órgãos importantes para saúde pública, como o Ministério da Saúde, Ministério da Educação e ainda dos Conselhos Regionais de Odontologia e Conselhos Federais de Odontologia. A Odontologia Hospitalar é um quesito determinante para promoção de saúde para pacientes internados, principalmente aqueles que estão na UTI, que em sua grande maioria são negligenciados quanto a saúde bucal. O papel do dentista hospitalar é de extrema importância, gerando ao profissional um amplo conhecimento médico, e também grande domínio sobre vertentes específicas da odontologia para promover uma saúde bucal satisfatória.


    Por fim, queríamos ressaltar que a concorrência existe em qualquer lugar e em qualquer profissão, o que dará a você um diferencial em relação aos outros, é sua conduta profissional, e o mais importante é exercer aquilo que gosta, pois assim terá prazer em sempre buscar seu melhor, e com isso se tornará um profissional de excelência.


Diogo Henrique Nakaie, Douglas Bolzon Scatolim, Rafaella Martin Vargas e Tatiani Just