quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Apps que podem auxiliar o cirurgião dentista


Olá pessoal, tudo bem?!
No post de hoje, iremos falar sobre como a tecnologia pode auxiliar o dia a dia da nossa profissão como Cirurgião dentista!!! Ficou curioso, então se liga só:


Todo mundo já sabe que os Aplicativos (Apps) pelo celular são uma febre e além de nos proporcionar diversão e entretenimento, eles auxiliam em diversas atividades da nossa rotina.

  Atualmente, é cada vez mais crescente o número de Apps odontológicos. É necessário ver se o que você procura está disponível para sua versão de celular (IOS ou Android) e se é gratuito ou pago.



Veja se alguns deles se enxaica em seu interesse:
  • BoneBox – Dental Lite: muito bom para os alunos dos primeiros anos da graduação, já que mostra em 3D a anatomia de cada dente. Disponível para IOS e Android gratuitamente. 

                                                           


  •    Biossegurança para Odontologia: Protocolo de Biossegurança para Odontologia é um aplicativo desenvolvido pelo Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Positivo, de Curitiba. O objetivo deste aplicativo é servir de referência para profissionais e acadêmicos de odontologia nos temas inerentes ao controle de infecção na prática clínica odontológica. Para Android.

  • Medicamentos de A a Z: Mais de 500 medicamentos, com informações sobre preço, nomes comerciais, genéricos, posologia, informações sobre receituários e mais. Para IOS, gratuito, mas tem a versão paga.

  

  • Whinebook: é um guia de prescrições médicas com mais de 300 orientações de prescrições para todos os usuários. Contém também um bulário com 6.000 medicamentos.   
          
  • Anestésico Dental: Auxilia no cálculo para anestesia dental. Não dispensa a anamnese, mas usa o histórico clínico do paciente e outras informações como doenças, peso e altura, para auxiliar na dosagem correta do anestésico. Para Android.
                                                             
  • MobileCare Tools Lite: Apresenta tabelas e ferramentas importantes, como a 10ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID 10), também é possível busca por palavra chave e salvar diagnósticos mais procurados como favoritos. Gratuito, para plataformas Android e iOS.
     


  • Dentist Pro: Permite registrar fotos dos dentes dos pacientes e criar anotações e desenhos sobre as imagens, tanto para informações ao paciente quanto para registro digital. Para Android e IOS, sendo ideal em tablets.
                                                                 
  • Dental Simulator: Ajuda o estudante de odontologia antes de entrar em clínica. Inclui descrições técnicas, vídeo clínico, vídeo de simulação e um modo treino proporcionando aprendizado.
       


  • Odontologia – Saúde do Idoso: Este aplicativo aborda aspectos básicos da odontologia no paciente idoso, suas particularidades na área odontológica e atendimento nos programas de atenção básica. Para Android.
         

  • Kindo: Este aplicativo funciona como um prontuário digital, com versões para o dentista   e para o paciente. Reúne todo o histórico do paciente, e ainda alerta para o autoexame   de câncer de boca periódico ensinando como proceder. Para IOS e Android.
                                                           




Existem alguns também que ajudam o paciente, como:
  • CavityFree 3D: Este aplicativo orienta como deve ser feita a higienização bucal em pacientes que acabaram de colocar aparelho. Para IOS.

  • MiniAtlas Odontologia: Pode ajudar na explicação de diversos casos e tratamentos para os pacientes. IOS

      ·       A guerra dos Mutans: Uma leitura interativa sendo muito útil para os pais que desejam     reforçar para seus filhos a importância de escovar os dentes e de manter sua boca           saudável. Para IOS




         Estes são apenas alguns exemplos dos inúmeros aplicativos voltados para a nossa área de trabalho. Caso vocês conheçam outros aplicativos não mencionados aqui, compartilhe conosco deixando seu comentário. 








Andressa Mioto, Isabela Inoue, Letícia Ceron e Milena Moraes







Nenhum comentário:

Postar um comentário