A mastigação é a primeira etapa da digestão, e sua função é triturar o alimento, de modo que se misture com a saliva. Quando você come rápido, essa primeira etapa é prejudicada, pois os alimentos não são bem mastigados e a saliva não consegue realizar sua função por completo, prejudicando as outras etapas da digestão.
Alguns profissionais afirmam que o correto é mastigar o alimento cerca de 30 vezes, até formar uma pasta dentro da boca, para então poder engolir.
Um dos problemas de se comer rápido é o ganho de peso, pois o cérebro demora 20 minutos para perceber que o estômago está cheio. Logo, se você come rápido, acaba ingerindo grandes quantidades de comida antes de seu cérebro perceber que as porções de alimento ingeridas já são suficientes.
O resultado disso é que seu corpo acaba recebendo mais calorias do que o necessários, e aquilo que não usa é "guardado" sob a forma de gordura, e então você pode engordar.
Por outro lado, ao comer devagar, seu cérebro ganha tempo para perceber quando é o momento certo de parar, disparando o alarme da saciedade no momento correto, não passando dos limites e não recebendo mais calorias do que precisa.
Quando comemos muito rapido a digestão de alguns nutrientes, como as proteínas, podem ser prejudicados. Se você é acostumado a comer muitas proteínas e muito rápido, você pode sofrer com flatulências e outros problemas digestivos. Pois a proteína que não é digerida corretamente apodrece no intestino grosso, levando a produção de gases, como o sulfeto de hidrogênio.
Existem dicas para ajudar você a comer devagar:
- Evite conversar sobre assuntos estressantes no momento das refeições;
- Não assista TV durante as refeições;
- Coma de 3 em 3 horas;
- Sempre coloque os talheres no prato entre cada garfada - ajuda seu cérebro a perceber mais facilmente o momento certo de dar o alarme da saciedade;
- Mastigue bem e sinta o sabor dos alimentos.
Podemos então ver a importância de não devorar os alimentos tão rapidamente. Esperamos que vocês aproveitem e sigam todas as dicas que foram dadas!
Maysa Koster e Weslley Petyk
Nenhum comentário:
Postar um comentário