sexta-feira, 11 de abril de 2014

Mercado de Trabalho

E o que fazer depois da faculdade?


















O término da faculdade significa também decidir para onde rumar (uma tarefa nada fácil, diga-se de passagem). É nessa hora que surge a pergunta: o que fazer depois de terminar a graduação?
 Muitos especialistas dizem que o mercado de trabalho não está para brincadeira e que, portanto, é melhor não perder tempo e fazer logo uma pós-graduação. Se antes se falava em esperar um ano ou dois para se dedicar novamente aos estudos, segundo eles, o negócio agora é pensar em que especialidade fazer um ano antes de terminar a faculdade. 
Se você já tem em mente o que quer seguir em sua carreira, esse não é um grande problema. Mas, e se você não tem a menor ideia? Para isso segue algumas opções e as principais diferenças entre elas:
No Brasil há dois tipos de pós-graduação: lato sensu (conhecida como especialização ou MBA) e stricto sensu (que abrange os cursos de mestrado e doutorado). O primeiro, tem objetivo técnico profissional na área escolhida, são os cursos de aperfeiçoamento, especializações, residências, que ao final o aluno recebe certificado. O segundo, visa desenvolver e aprofundar a formação adquirida no âmbito da graduação e conduzindo à obtenção de grau acadêmico. Ela se subdivide em dois ciclos: mestrado e doutorado, diferenciadas pelo grau de profundidade dedicado ao estudo do objeto de pesquisa. Ao término recebe o diploma.
Muitos ainda tem dúvidas entre residência e especialização. Bom os dois dão título de especialista, a residência, normalmente está dentro de um programa, onde o aluno recebe bolsa, tem que ter dedicação exclusiva e além da clínica, há atuação hospitalar. A especialização não é necessariamente de dedicação exclusiva, normalmente tem um custo para o aluno e atuação clínica.
Se você é da área odontológica e se interessa em pós graduação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 2014 tivemos uma maior oferta de opções. Neste ano, a UEM abriu turmas de residência em diversas áreas da odontologia, possuindo hoje residência em : Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial; Endodontia; Odontopediatria; Periodontia; Prótese Dentária; Saúde Coletiva e da Família, Radiologia Odontológica e Imaginológica. Os cursos oferecem bolsa de estudo, provenientes do Ministério da Saúde, no valor aproximado de R$ 2,9 mil.
Além dos programas de Residência, a UEM possui mestrado em: Odontologia Integrada e diversos cursos de especialização como: Periodontia, Implantodontia, Endodontia, Prótese, Ortodontia e em Odontologia do Trabalho e Formação de Peritos em Odontologia.
Qualquer dúvida entre em contato com a Secretaria de pós-graduação do Departamento de Odontologia da UEM - Fone: (44) 3011-9050.

¨Aprender a aprender é mais fundamental que a simples transmissão de conhecimento que, como sabemos, está em constante transformação. Sabemos, também, de longa data, que o saber racional não modifica sentimentos nem certas maneiras de ser e reagir, em nenhuma pessoa.¨ (De Marco)

Larissa e Willian


Nenhum comentário:

Postar um comentário