sábado, 13 de setembro de 2014

Mercado de trabalho

Mercado de trabalho

Boa noite galera,
A postagem desta semana traz dicas para aqueles que buscam sucesso profissional na odontologia!  O primeiro passo é escolher uma instituição de ensino que ofereça um bom curso de graduação...  Então aqui vai um recado especial aos estudantes da Universidade Estadual de Maringá: O curso de odontologia da UEM ficou em 7º lugar no Ranking Universitário da Folha de São Paulo, publicado na ultima segunda-feira (8), sendo o curso mais bem colocado entre todos os oferecidos pela UEM. 


Parabéns a todos que contribuem diariamente para que o curso se torne cada vez melhor, mais humanizado e completo!

Infelizmente, não basta estudar em uma boa faculdade! Então uma dica é: busque um diferencial, faça cursos de especializações e aperfeiçoamentos, participe de congressos, para estar sempre atualizado. Outra boa alternativa é prestar concursos públicos, já que alguns oferecem ótimos salários. Segue uns bons exemplos de quanto um dentista pode ganhar:

  • Escola de saúde do exército: R$ 7.343,88
  • Petrobrás R$ 5.770,31



De acordo com Dr. Paulo Murilo Oliveira da Fontoura, presidente da Associação Brasileira de Odontologia no Rio de Janeiro, a odontologia passou por um séria crise de mercado pois, há uns 20 anos, era uma profissão na qual se ganhava muito dinheiro. Então isso influenciou muito os alunos se motivarem para seguir esta carreira. Com isso, aconteceu a criação de inúmeras faculdades de odontologia, e o mercado ficou saturado... Essa saturação acontece principalmente nos grandes centros e nas regiões sudeste e centro oeste, segue uma tabela para ilustrar melhor esta situação:

E agora, um gráfico que mostra a relação de distribuição da população brasileira e de cirurgiões dentistas no Brasil:



Logo, recomenda-se aos recém formados, procurar oportunidades de trabalho nas periferias!

Vale destacar também que o piso salarial legal do cirurgião dentista da iniciativa privada é regido pela Lei nº 3999/61, que prevê pelo menos três (3) salários mínimos para uma jornada de 02 a 04 horas diárias, e 20 horas semanais, de 2ª a 6ª feira.

Por fim, queremos deixar a mensagem que para os bons profissionais, que exercem a odontologia com amor e dedicação, SEMPRE terá espaço para trabalhar!

Giulia, Juliana e Letícia B.




Um comentário:

  1. Ótima coluna! Aqui fica meus parabéns aos que compõem o curso de Odontologia da UEM! Com certeza não é difícil perceber que tudo conquistado é com grande trabalho e dedicação! Tenho muito orgulho de fazer parte dessa família !

    ResponderExcluir