quarta-feira, 24 de junho de 2015

O que fazemos?



CICLO DE SEMINÁRIOS ODONTOLÓGICOS

Bom dia, como umas das atividades do grupo PET Odontologia, realizamos o ciclo de  seminários odontológicos com os integrantes do grupo, formando duplas para as apresentações através de sorteio, podendo trazer diversos benefícios como o trabalho em grupo, incentivo a busca na literatura científica e principalmente o desenvolvimento da orátoria. Os apresentadores buscam principalmente temas na área da odontologia que estão na atualidade, que foram recém lançados ou temas que ainda geram dúvidas e curiosidades. Muitas vezes são temas que não são abordados ou muito pouco discutidos na graduação, sendo um grande diferencial ao grupo. Após as apresentações, as duplas passam por dois critérios de avaliação: 1° - sanar as dúvidas e gerar discussão sobre o tema abordado junto com os petianos que estão assistindo e 2° - fazer avaliações de como o apresentador se portou, com crítica, sugestões, elogios e etc.


Ontem, dia 23 de junho, foram as duplas: Larissa Ceron e Andressa Mioto, e Monique Cimão e Leticia Citelli, que abordaram os temas “Ortodontia com Braquetes Autoligáveis” e “Ortodantia Lingual”, respectivamente. Estes dois temas são bastante recentes e ainda pouco conhecidos entre os dentistas e estudantes de odontologia. Porém são muito importantes uma vez que os pacientes estão cada vez mais exigentes em relação a estética.

Dupla Larissa Ceron (5° ano) e Andressa Mioto (3° ano) - "Ortodontia com Braquetes Autoligáveis"



Dupla Monique Cimão (4° ano) e Letícia Citelli (5° ano) - "Ortodontia Lingual"

Acima, slides do início das apresentações dos seminários do dia 23/06



Slide contendo vantagens e desvantagens da "Ortodontia com Braquetes Autoligáveis" - Larissa Ceron e Andressa Mioto


Slide da apresentação sobre "Ortodontia Lingual" mostrando as suas vantagens e desvantagens - Leticia Citelli e Monique Cimão


O sistema de braquetes autoligáveis dispensa o uso das “borrachinhas” usadas nos aparelhos convencionais e isso facilita a higienização, além disso, este sistema promete um tratamento em menor tempo e também com menor desconforto ao paciente. Já do ponto de vista clínico, a vantagem é que o risco de reabsorção radicular é menor quando se usa os braquetes autoligáveis.

Já em relação a ortodontia por lingual, a grande vantagem é que este aparelho é praticamente imperceptível, ele é muito usado por famosos que precisam manter a estética do sorriso independente do tratamento ortodôntico, e também por atletas, já que com o aparelho convencional, o risco dos braquetes machucarem a mucosa em algum acidente, é grande. Este tipo de aparelho ortodôntico também promete um tratamento mais rápido. E ao contrário do que muitos pensam, ele pode ser indicado para qualquer situação clínica.
Uma desvantagem comum aos dois sistemas de aparelhos ortodônticos apresentados é o custo elevado. 

As apresentações foram muito claras e satisfatórias ao nosso grupo PET, pois tratava-se de temáticas ainda pouco conhecidas para diversos graduandos e cirurgiões-dentistas. O post de hoje teve como objetivo em apresentar algumas de nossas atividades realizadas durante o período de greve, por isso não abordamos o tema como um todo, mas caso haja dúvidas e interesse em alguns dos temas, entre em contato com o grupo PET Odontologia através do e-mail: pet_odonto@googlegroups.com

Giulia Collet e Marcelo Seron

Nenhum comentário:

Postar um comentário