quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Internet Detox



Olá pessoal, vocês já ouviram falar em Internet Detox
Sabemos que hoje consome-se informação e dados a qualquer hora e em qualquer lugar. O fácil acesso à tecnologia e a mobilidade dos smartphones e tablets transformou o mundo em um ambiente cada vez mais hiperconectado e imediatista. Dados da comScore de 2014 mostram que nós passamos em média 650 horas por mês acessando as redes sociais (se você não fez a conta, um mês de 30 dias, por exemplo, tem um total de 720 horas). Já o estudo AdReaction 2014, da consultoria Millward Brown, indica que brasileiro gasta em média 149 minutos no smartphone e outros 66 minutos no tablet por dia.


Se por um lado a tecnologia é uma aliada do dia a dia, por outro, o crescente ritmo de receber e enviar mensagens, curtidas ou cliques em vários sites ao mesmo tempo pode gerar um excesso de informação. Pesquisas demostram que o uso excessivo de tecnologia pode resultar em estresse, distração e dependência.


Para muitas pessoas, deixar a tecnologia de lado pode parecer impossível. A Associação Americana de Psiquiatria já considera a dependência da internet como um transtorno mental. Para os psiquiatras e psicanalistas, a vida online vicia tanto quanto álcool e drogas.

A facilidade de acesso às ferramentas digitais trouxe uma série de benefícios. Hoje é possível obter informações de qualquer lugar do mundo em tempo real e conectar-se com várias pessoas ao mesmo tempo. Porém, para alguns, a era digital trouxe a incapacidade de apertar o botão de desligar. “A internet é um instrumento inegavelmente útil e atrativo, as novas possibilidades que ela oferece são criadas para suprir nossos interesses pessoais. Há quem use para observar a vida alheia, para se promover, trabalhar, fazer amigos. Independentemente do objetivo, existe a possibilidade de consegui-lo”, afirma Ana Luiza Mano, psicóloga colaboradora do Núcleo de Pesquisa e Psicologia em Informática (NPPI) da PUC- SP. 

Essa dificuldade em se desconectar pode gerar prejuízos à saúde. “Quem abre mão de uma noite de sono para navegar ou ainda apresenta problemas posturais por passar horas a fio de frente para um computador está usando a ferramenta de uma maneira inadequada. Inclusive, caracteriza-se como compulsão a dificuldade de abrir mão de estar online, mesmo perdendo em qualidade de vida”, observa a psicóloga. 

 

Portanto, com o mundo conectado 24 horas por dia, há um desejo de se desconectar. Nos Estados Unidos e no Brasil já existem os chamados acampamentos de desintoxicação digital, voltados para proporcionar uma experiência afastada das cidades e da tecnologia, próxima à natureza.

Projetado para os mais fracos, Digital Detox (Android) é  um aplicativo que simplesmente apaga as luzes do telefone, sem nenhum tipo de contemplação. Se o usuário mudar de opinião, já é tarde demais. (Claro que você pode redefinir as configurações do telefone, perdendo todos os dados.)

 
(Aplicativo Digital Detox)

A tendência de buscar a quietude e a desaceleração se espalha para outros aspectos além da tecnologia. Hoje em grandes cidades, o silêncio virou artigo de luxo. E não é só modo de dizer.
Em 2014, a revista Fortune apontou que as pessoas estão dispostas a gastar mais dinheiro para experimentar lugares calmos e silenciosos. Algumas marcas já estão de olho na tendência. Resorts e hotéis de luxo já estão investindo em “zonas livres de barulho”, com paredes à prova de ruídos e jardins zen.
Já um aplicativo chamado Stereopublic pede para os usuários mapearem os pontos da cidade que são silenciosos ou barulhentos.

Isolar-se da poluição visual, sonora e de informação é uma forma de se reconectar consigo mesmo. Mas a vida online e o mundo interligado são um movimento sem volta. O que se busca é o equilíbrio entre as duas pontas.

Se ultimamente o notebook foi o seu companheiro mais fiél, é válido analisar se vale realmente a pena passar tanto tempo conectado. Faça uma autoavaliação. Você deixa de sair para ficar online? Ou ainda, que saia, deixa de aproveitar a companhia dos amigos para acessar as redes socias pelo celular? A internet também traz bem-estar, mas, quando isso prejudica outras áreas da vida, é sinal de que é preciso tomar cuidado. A internet quando bem utilizada só vem a somar nas nossas vidas!

E você? Conseguiria aderir à Internet Detox???

Claudio Freire e Fernanda Petri

Nenhum comentário:

Postar um comentário