sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho


Boa noite Pessoal,


    Nós sabemos que a concorrência no mercado de trabalho está cada dia mais acirrada e na Odontologia isso é bem evidente. Mas para os novos e futuros profissionais este assunto parece ter um peso muito maior. Diante disso, nosso post de hoje tem como objetivo mostrar algumas sugestões de como podemos proceder para nos destacarmos em uma área tão competitiva e obter sucesso profissional.


    Não é uma regra, mas para muitos recém-formados é difícil estar preparado para montar um consultório. O conceito de clínica-empresa necessita de conhecimento sobre gestão de pessoas, gestão financeira, logística e marketing. E infelizmente, são poucas as universidades que têm disciplinas relacionadas com a gestão de consultório. Então, uma possibilidade para superar essas limitações é buscar fazer cursos, por exemplo. Mas, ressalta-se que tudo é uma questão de momento e oportunidade. Além é claro, do alto custo!



    Frente a incerteza do mercado de trabalho na Odontologia, que se deve muito a grande concorrência, é cada vez mais comum, observar profissionais conciliando a carreira pública com a autônoma. O setor público, muitas vezes, é visto como um porto seguro, devido à estabilidade e a remuneração inicial mais alta que no setor privado. Já no serviço autônomo, seja com consultório próprio ou vínculo empregatício, se busca a possibilidade de maior alternativa de crescimento de remuneração e fuga da carreira “engessada” do setor público, uma vez que neste o candidato presta concurso para um cargo específico.


    Outra alternativa seria buscar áreas da odontologia que ainda são relativamente novas, que tendem a crescer nos próximos anos e que prometem ser bem promissoras. Um grande exemplo é a Odontologia Hospitalar, que desde 2015 é regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia(CFO) como uma área de atuação. Ela já conquistou interesse de alguns órgãos importantes para saúde pública, como o Ministério da Saúde, Ministério da Educação e ainda dos Conselhos Regionais de Odontologia e Conselhos Federais de Odontologia. A Odontologia Hospitalar é um quesito determinante para promoção de saúde para pacientes internados, principalmente aqueles que estão na UTI, que em sua grande maioria são negligenciados quanto a saúde bucal. O papel do dentista hospitalar é de extrema importância, gerando ao profissional um amplo conhecimento médico, e também grande domínio sobre vertentes específicas da odontologia para promover uma saúde bucal satisfatória.


    Por fim, queríamos ressaltar que a concorrência existe em qualquer lugar e em qualquer profissão, o que dará a você um diferencial em relação aos outros, é sua conduta profissional, e o mais importante é exercer aquilo que gosta, pois assim terá prazer em sempre buscar seu melhor, e com isso se tornará um profissional de excelência.


Diogo Henrique Nakaie, Douglas Bolzon Scatolim, Rafaella Martin Vargas e Tatiani Just

Nenhum comentário:

Postar um comentário